Por: Daniel Grazioli Em: 9 de agosto de 2017 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

A internet oferece um potencial gigantesco para todo tipo de marca se destacar. É possível obter bastante sucesso com o marketing digital, mas a sua estratégia precisa ter qualidade.

Existem diversos canais de atuação que são capazes de garantir ganhos substanciais de visibilidade e negócios para a sua empresa. No entanto, uma abordagem errada pode ter o efeito contrário e danificar a sua imagem. Por conta disso, é essencial ter cautela e desenvolver um planejamento adequado às suas necessidades.

Vamos começar? Confira 10 dicas para você ter sucesso com marketing digital na sua organização!

1. Elabore um bom planejamento

Não é possível obter sucesso com marketing digital sem antes elaborar um planejamento de qualidade. Ele precisa reunir um estudo aprofundado sobre seu público-alvo e as estratégias que sua marca usará.

É aqui que você vai estudar os canais disponíveis para escolher aqueles que possuem identificação com seu negócio e que podem trazer bons resultados.

2. Crie suas personas

As personas são personagens semi-fictícios que descrevem os clientes ideais da sua empresa de maneira simplificada.

Grosso modo, elas facilitam o entendimento de quem é o seu consumidor. Por isso, representam a pessoa com quem a sua empresa deve falar.

Assim, é importante saber as seguintes características:

  • Trabalho;
  • Formação acadêmica;
  • Idade;
  • Classe social;
  • Sexo;
  • Gostos;
  • Hábitos.

Ao final do processo, você pode até criar nomes para suas personas. E o time de marketing e comercial precisam estar alinhados para entender e entregar o que elas esperam da sua empresa.

3. Arrume seu site

O seu site na internet é um meio altamente eficiente para ter sucesso com marketing digital, mas ele precisa trabalhar a seu favor. Isso significa se certificar de que ele não sofra com problemas que prejudiquem o acesso do seu público.

Verifique se ele carrega adequadamente em celulares, simplifique seus menus, destaque as informações importantes, etc.

4. Tenha um blog corporativo

Além de ter um site devidamente ajustado, você precisa de um espaço para publicação de conteúdo. As pessoas estão cada vez mais interessadas em absorver informações de valor antes de tomar uma decisão de compra.

Portanto, vale muito a pena iniciar um blog corporativo no site da sua empresa, desenvolver assuntos relacionados à sua área de atuação e implementar as normas de SEO que falaremos a seguir.

5. Faça um trabalho de SEO

SEO (Search Engine Optimization) refere-se à otimização do seu site ou blog para os mecanismos de busca. Ou seja, utilizar algumas técnicas para tornar o site mais amigável para os buscadores e, consequentemente, ficar melhor ranqueado — no Google ou no Bing, por exemplo.

Existem algumas estratégias On Page (características internas do site) e Off Page (fatores externos) que devem ser trabalhadas. Entre elas, podemos citar:

On Page

  • Site responsivo (que se adapta a diversos tamanhos de tela);
  • Velocidade de carregamento das páginas;
  • Um bom trabalho de palavras-chave;
  • Geração de conteúdos relevantes;
  • URL amigável.

Off Page

  • Links externos que direcionam para o seu site — preferencialmente vindos de sites que são autoridade no assunto;
  • Guest posts;
  • Conteúdos compartilhados nas redes sociais.

Tenha em mente que, quanto maior a autoridade do seu blog ou site, melhor posicionado ele estará nos resultados das buscas. E isso refletirá em maior visibilidade para a sua empresa.

6. Ingresse nas redes sociais

Elas transformaram completamente a forma como as pessoas se comunicam e oferecem grandes oportunidades para as empresas se destacarem. Crie perfis para a sua marca nas redes sociais que mais tiverem identificação com seu público-alvo e mantenha uma presença consistente nelas.

Publique posts divulgando seus serviços, distribua o conteúdo do blog e o que mais fizer sentido de acordo com o seu planejamento.

7. Invista em anúncios

Quando falamos em anúncios, não estamos nos referindo ao modelo ultrapassado de publicidade — como campanhas em TV, jornal ou rádio. Isso já não funciona como antes.

Atualmente, os anúncios em Google AdWords e Facebook Ads, por exemplo, permitem ações segmentadas e com ROI (retorno sobre o investimento) mais satisfatório.

Isso porque esse tipo de anúncio possibilita promover a sua marca ou conteúdo de maneira mensurável — por meio da quantidade de cliques obtidos.

Além disso, você consegue direcionar a mensagem para o seu público-alvo e ainda pode acompanhar o desempenho.

Assim, as ações que apresentam bons resultados podem ser potencializadas. E, aquelas que não atingem o objetivo, são eliminadas com facilidade.

8. Faça captação de leads

Para a sua campanha de marketing digital ter sucesso, de fato, você precisa ter uma base de contatos qualificados. Isso é possível por meio da criação de landing pages para captura de e-mails.

Funciona da seguinte forma: você oferece algo de valor ao usuário em troca do seu contato e algumas informações relevantes.

Assim, você pode oferecer:

  • E-books: Utilizados para educar clientes e gerar autoridade no assunto que a sua empresa atua — a venda é uma mera consequência. Para baixar o e-book, o cliente precisa preencher um formulário com seus dados.
  • Vídeos: Cada vez mais as pessoas preferem assistir a vídeos a ler conteúdos. Exatamente por isso, o formato está em alta e a sua empresa deve investir neles para atrair e reter leads.

Além disso, você pode disponibilizar infográficos, conteúdos secretos, whitepapers e outros materiais para download. O importante aqui é conseguir o e-mail do lead, que será trabalhado posteriormente no funil de vendas.

9. Use o Inbound Marketing

Se você seguiu todos os passos até aqui, já tem quase tudo pronto para iniciar sua estratégia de Inbound Marketing. Trata-se de um tipo de ação que busca atrair o público para os seus serviços em vez de ir atrás dele.

É possível ter êxito ao desenvolver um conteúdo de qualidade em seu blog e integrar diversos canais como redes sociais e e-mail marketing.

10. Monitore seus resultados

Como ter certeza de que você tem sucesso com marketing digital? O melhor caminho é acompanhar os resultados obtidos com suas campanhas.

A grande vantagem desse meio é a variedade de métricas que podem ser analisadas em tempo real. Isso permite detectar tendências e agir quando for necessário alterar alguma abordagem.

Uma agência de marketing digital pode apontar diversos caminhos para a sua marca se destacar e desenvolver uma estratégia que tenha identificação com seu público-alvo e seus objetivos. Portanto, recorra a essa parceria para detectar novas tendências e se adaptar. Somente assim é possível ultrapassar os concorrentes.

Agora você já tem todas as informações que precisa para começar a obter sucesso com marketing digital, compartilhe este post nas suas redes sociais!

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