Por: Fábio Medeiros Em: 8 de novembro de 2018 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

O marketing digital é uma das principais atividades empresariais da atualidade. Quase tudo se faz através da internet, tornando essencial uma presença forte das empresas nesse ambiente que pode gerar grande impacto no volume de vendas alcançado.

Sendo assim, é importante desenvolver ações que permitam resultados consistentes no sentido de atrair, qualificar e converter seu público-alvo em clientes. Não se trata de um processo simples ou intuitivo, mas do uso de caminhos comprovados até os objetivos estabelecidos.

Hoje trazemos 5 dicas simples que podem ajudar especialmente as empresas de pequeno e médio porte nesse processo.

Aproveite a “Onda do Momento”

Uma das características mais importantes da internet é a grande interação das pessoas com os fatos atuais. Eles provocam todo tipo de reações, que são expressas por meio de diversos caminhos on-line. Isso é válido para notícias, “memes” e quaisquer outras questões que mobilizem grandes massas.

O desafio é colocar seu negócio de forma consistente em meio a tais interações. Você pode apoiar publicamente causas que julgue válidas, pedir a opinião de seguidores sobre assuntos específicos ou realizar postagens bem-humoradas sobre o tema, por exemplo. Isso funciona especialmente bem em épocas festivas, como Natal e Páscoa.

O único cuidado é para jamais realizar ações que sejam mal interpretadas ou que provoquem a insatisfação de determinados grupos.

Planeje toda a cadeia produtiva

A associação de marketing digital e vendas exige muito mais do que divulgar algo. Todos os seus processos internos são diretamente influenciados pela demanda, exigindo um amplo planejamento para atender seus clientes de maneira consistente.

Sendo assim, antes de oferecer seus produtos, analise com cuidado elementos como controle de estoque e gestão financeira. Eles devem estar diretamente integrados à sua previsão de vendas para evitar surpresas no atendimento aos seus clientes. Lembre-se que o alcance da internet vai muito além do ambiente digital.

Analise os dados

Outro fator que apresenta correlação direta com estratégias bem-sucedidas de marketing digital é a análise de dados.

Quando você entende o comportamento do seu público, torna-se fácil atraí-lo, o que é muito mais simples por meio da coleta e avaliação de informações objetivas.

Questões como: os horários de maior volume de acessos, os tipos de postagens que geram mais conversões e os assuntos que as pessoas associam aos seus produtos podem fazer total diferença na estratégia que você adotará. O melhor de tudo é que esse não precisa ser um processo complexo.

Por meio de recursos tecnológicos, como os sistemas ERP online, tornou-se extremamente simples desenvolver análises consistentes e periódicas dos dados essenciais para seu negócio. É possível realizar controle financeiro, controle de vendas, analisar relatórios completos e muito mais.

Invista em retenção de clientes

Reter os clientes que já passaram pelo funil de conversão é muito mais barato do que adquirir novos clientes.

Trata-se do tipo de compra recorrente com que todo negócio sonha, uma vez que se torna previsível com o tempo e diminui os investimentos em marketing digital, a medida que os próprios clientes passam a indicar a sua empresa.

Sendo assim, o ideal é estabelecer uma relação com as pessoas e não simplesmente vendas pontuais. Encontre formas de dialogar com seu público após uma aquisição. Alguns exemplos de ações testadas para tanto, são:

  • Pesquisas de satisfação;
  • E-mails de divulgação de novos produtos e promoções;
  • Ofertas especiais para quem já é cliente;
  • Vídeos e artigos com temas relacionados à compra realizada.

Mantenha seu site e suas redes sociais em ordem

Nossa última dica é sobre os canais que os clientes utilizam para manter contato com seu negócio por meio da internet. Seu site, por exemplo, além de funcionar como cartão de visitas, caso ele apresente erros, trata-se de algo comparável a falhas logísticas ou estratégias de comunicação ruins, no mundo físico.

Assim, deixe sempre em ordem, atualizadas e em perfeito funcionamento todas as suas interfaces na rede. Por mais que pareça algo simples, esse será o primeiro aspecto que demonstrará credibilidade perante ao seu público-alvo.

O marketing Digital como fator competitivo

Sem presença digital de qualidade, nenhum negócio sobreviverá ao Século XXI. Os negócios on-line passarão de um caminho secundário para uma estrada principal em poucos anos e a tendência é que isso se intensifique.

Assim, não deixe para investir em tal aspecto apenas quando seus concorrentes já tenham feito.

Trata-se de um dos principais fatores competitivos da atualidade, portanto, quanto antes for um aspecto central em sua organização, mais você será capaz de explorá-lo a frente do mercado.

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Trackback URL: http://agenciamulticom.com.br/site/5-dicas-de-marketing-digital-e-vendas-para-pequenas-e-medias-empresas/trackback/