Por: Fábio Medeiros Em: 20 de junho de 2019 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

As estratégias de marketing digital se distribuem em várias ações, mas todas têm um objetivo em comum: aumentar a conversão. Porém, os erros em sites podem diminuir muito os resultados e o ROI de uma empresa.

No ambiente online, as redes sociais desempenham a função de levar os usuários até o site por meio dos links, com ações de conversão em vendas posteriormente. O site é o principal elo entre o comprador e o vendedor.

O primeiro passo para construir um site focado em resultados é perceber que ele é a peça fundamental para alavancar as vendas. Antes de criar o ambiente online é necessário identificar quem é a persona da marca e construí-lo focado nela. Um dos grandes erros das empresas é construir sites admirados pelos funcionários e diretores, mas sem nenhuma identificação com a persona.

No post de hoje, falaremos sobre os 5 erros mais comuns que prejudicam as vendas nos sites. Confira!

1. Não ter um site responsivo

O site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho de tela dos dispositivos usados para o acesso. Assim, um usuário consegue abrir o site com a mesma qualidade em uma televisão, computador, tablet ou smartphone.

Segundo a edição de 2016 da pesquisa TIC Domicílios, 93% dos usuários preferem acessar a internet por meio de celulares e 57% pelo computador de mesa.

O estudo confirma que ter um site responsivo não é um diferencial, mas uma necessidade. Atualmente, os usuários utilizam o celular para buscar informações e fechar compras, portanto, não ter um site responsivo é sinônimo de vendas perdidas.

2. Não otimizar o site para os mecanismos de buscas

Uma das formas de aumentar o tráfego orgânico do site é otimizar as páginas para os mecanismos de buscas. O SEO é um conjunto de técnicas que ajuda o site a ranquear melhor no Google. Por exemplo, utilizar palavras-chave de forma estratégica, criar títulos objetivos e atraentes, além de personalizar a URL são ações recomendadas.

Ou seja, quanto melhor o posicionamento no Google, maior o número de visualizações do site e maior a chance de transformar o usuário em um comprador.

3. Não focar o site na experiência do usuário

Agora que o visitante já chegou até o site, precisa encontrar o que busca facilmente. Um site focado em experiência oferece tudo o que o usuário precisa em poucos cliques. Obrigar o usuário a fechar um pop-up ou um anúncio a cada tela, assim como uma página que não tem área de busca são alguns dos erros graves.

Alguns sites de e-commerce disponibilizam a compra com apenas um clique. Na primeira compra, o usuário preenche dados pessoais e do cartão que ficarão salvas no site. Quando ele encontrar um produto interessante, ele ativa o botão de um clique e efetua a compra. Simples, direto e objetivo!

4. Não atualizar o conteúdo do site

Esse é um dos principais erros em sites. As empresas se preocupam no momento da construção do ambiente, mas depois acabam abandonando as estratégias. Algumas organizações contratam uma agência apenas para elaborar o site e os conteúdos iniciais.

Depois de pronto, a empresa acredita que dará conta de produzir conteúdo e mantê-lo atualizado, mas sem um planejamento de postagens é inviável.

5. Não ter um site focado em conversões

O site deve ser fonte de informação para o usuário, em que compradores podem conhecer mais sobre a empresa, mas principalmente deve ser focado nas vendas.

Um site focado em conversões oferece opções de cadastro em landing pages para os visitantes receberem materiais ricos, disponibiliza formulários para contato entre usuário e empresa e ainda utiliza call to action, as chamadas para ação.

Os call to action, ou CTA, são botões que levam os usuários para outras páginas ou os incentivam a tomar uma determinada ação. É importante usar expressões de ordem como: compre agora, inscreva-se, descubra e ganhe desconto. Além disso, as cores também são importantes para gerar contraste na página e focar a atenção do usuário naquela opção.

Agora que já sabe quais são os principais erros em sites, tenha muita atenção para não os cometer e acabar colocando seu crescimento em risco.

Conhece outras falhas além das que citamos? Então deixe seu comentário no post.

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