Por: Fábio Medeiros Em: 29 de março de 2019 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

A integração contábil é uma solução que beneficia escritórios de contabilidade e empresas às quais eles atendem. Lendo com atenção esse artigo, você vai saber por quais razões a integração contábil, em seu escritório de contabilidade ou em sua empresa, é uma solução de alto valor estratégico para o seu negócio.

Todo o mundo corporativo se empenha em acelerar seus fluxos para ganhar competitividade em custos e desempenho. Essa lógica foi deflagrada nos primórdios da automação industrial e chegou aos escritórios com as soluções de Ti e automação de processos. Desde então, vivemos uma corrida por eficiência.

Custos mais baixos significa maior competitividade em preços ou maiores margens. É só escolher o que melhor se enquadra na perspectiva do seu negócio. Fluidez nos processos internos significa melhor atendimento ao cliente, o que impacta na lucratividade da empresa.

Como essa lógica se aplica à contabilidade?

Alguém se lembra do primeiro software contábil? Pois é. Você comprava o software e recebia uma cópia, que era instalada no seu computador. Os lançamentos eram feitos manualmente e geravam os relatórios contábeis. Muito melhor do que fazer tudo à mão, sem dúvida alguma.

Tanto as empresas como os escritórios de contabilidade adotaram essa solução. Estava dado um grande passo no sentido de promover a automação da relação entre a contabilidade e a empresa. Agora os processos eram mais ágeis, mas nada que se compare ao que é possível fazer nos dias atuais.

De lá para cá, os lançamentos manuais no sistema foram gradativamente sumindo do mapa. Dentro das empresas, os relatórios contábeis passaram a se originar da alimentação automática. Como assim? Se você tem um comércio, seus relatórios financeiros são atualizados de acordo com as operações comerciais. Se uma venda é gerada, ela automaticamente será transformada pelo sistema em receita.

Essa receita precisa estar respaldada em um documento fiscal. Para isso, os sistemas atuais são capazes de emitir a nota fiscal eletrônica para o cliente e gerar, automaticamente, um arquivo. Todas essas informações ficarão disponíveis para a contabilidade.

Como é a integração contábil?

A integração contábil é o processo tecnológico por meio do qual o sistema do escritório de contabilidade é integrado ao sistema do cliente.

Essa integração permite que o contador tenha acesso às informações disponíveis no sistema do cliente. O principal, no entanto, é que ele pode importar essas informações para o seu sistema contábil. Não só os relatórios, mas também os documentos fiscais.

Quais as vantagens da integração contábil para o escritório de contabilidade?

1 – Redução do custo do serviço prestado ao cliente

Ao fazer a importação automática de dados, eliminando a emissão de diversos documentos, por meios eletrônicos, ou não, o contador ganha em agilidade e economia de tempo. Com isso, o custo do atendimento ao cliente é reduzido.

2 – Aumento da lucratividade

Com a redução do custo do serviço prestado, o escritório de contabilidade aumentará sua lucratividade. Isso acontece porque a agilidade a ele conferida pela integração contábil refletirá na capacidade de atender a mais clientes.

3 – Ganho de eficiência

O ganho de eficiência se dá em duas frentes:

– redução drástica dos erros;

– celeridade na entrega dos demonstrativos contábeis.

O fato de todo processo ser automatizado praticamente elimina a possibilidade de erros. Com isso, saem de cena aquelas intermináveis rotinas de conciliação contábil.

Como é tudo automático, o contador, mesmo atendendo a mais clientes, tem condições de entregar os demonstrativos contábeis com grande rapidez. Com isso, ao poder fazer um serviço dotado de excelência, ele se torna mais competitivo perante a concorrência.

Quais as vantagens da integração contábil para o cliente?

1 – Eliminação de tarefas

O cliente também se beneficia da integração contábil, a começar pela eliminação de tarefas, que geram custo de tempo, recursos humanos e financeiros.

A partir da adoção da integração contábil, não é preciso envolver mais nenhum colaborador com a contabilidade, nem mesmo o gerente ou o dono da empresa. Ele pode esquecer que o contador existe, só se lembrando dele na hora de receber os demonstrativos contábeis.

2 – Ganho em capacidade de planejamento

Os relatórios contábeis não são meros documentos fiscais. Eles são demonstrativos financeiros valiosos. Por meio deles, é possível fazer uma análise da condição financeira e patrimonial da empresa.

O DRE e o balanço do exercício oferecem uma visão dessas variáveis. Por isso, devem apoiar o esforço de planejamento global da organização. Isso só é possível se os gestores tiverem os documentos em mão na hora de planejar.

Com a integração contábil, é possível recebê-los quase que em tempo real. Se a sua empresa, pequena ou grande, começa a planejar o ano seguinte em dezembro, pode recorrer, no final do novembro, a um balancete, em cima do qual será possível prever o resultado do exercício, a composição dos ativos, das dívidas e demais variáveis contábeis e financeiras.

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Trackback URL: http://agenciamulticom.com.br/site/5-vantagens-de-se-adotar-a-integracao-contabil-em-seu-escritorio/trackback/