Por: Fábio Medeiros Em: 10 de janeiro de 2019 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

São muitos os motivos para inserir a sua empresa no mundo digital. Nesse artigo, relacionamos sete deles, de modo a proporcionar um alcance bem abrangente do tema. O propósito é levar o leitor a um alto grau de consciência acerca da importância desse passo para a saúde e prosperidade do negócio.

Não é a finalidade deste artigo ensinar a prática do Marketing Digital, mas conscientizar o leitor sobre os benefícios que podem ser entregues por essa ferramenta. Como será possível perceber, o mundo digital é uma oportunidade real para que as empresas possam promover sua marca e seus produtos.

Há, todavia, outras oportunidades importantes como a de alimentar a inteligência de marketing, aprender sobre os clientes e aprimorar as políticas de desenvolvimento de produto, comunicação e atendimento.

Vamos conferir, a partir de agora, quais são os sete motivos para inserir a sua empresa no mundo digital em 2019 e melhorar os resultados do seu negócio.

1 – Esteja onde está o seu público

Em fevereiro de 2018, o IBGE divulgou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), com dados importantes sobre inclusão digital. Tais dados são referentes à edição 2016 do levantamento.

A pesquisa apontou que 69,3% dos 69,31 milhões de domicílios brasileiros já utilizavam a internet. Isso corresponde a 48,1 milhões de residências. Na região Sudeste, o índice de inclusão digital por domicílios chegava a 76,7%.

O faturamento do e-commerce em 2017 foi de R$ 47,7 bilhões, o que representa, em relação a 2016, um crescimento de 7,5%. Nesse mesmo período, o ticket médio por consumidor aumentou 3%, enquanto o número de pedidos teve expansão de 5%. São dados que mostram que esse modelo de negócios cresce em todos os sentidos. Aumenta o número de consumidores que compram pela internet, eles compram cada vez mais individualmente e o faturamento do setor agradece.

Isso quer dizer que, não importa qual seja o seu negócio, o seu público está na internet, mas não é só ele. A concorrência também está presente. Ficar de fora desse ambiente competitivo significa perder negócios, vendas, marketing share e boas parcerias.

2 – Reduza a distância entre sua empresa e seu cliente

A tecnologia só tem razão de ser porque é capaz de entregar à sociedade melhores condições de vida. Você já parou para pensar que nos dias atuais uma pessoa pode, de qualquer lugar do planeta, em questão de minutos, reservar um voo, um hotel e um carro locado usando a internet por meio de tecnologia móvel?

O nome disso é “reduzir distâncias”. Você também pode reduzir a distância entre sua empresa e seu cliente. Basta estabelecer sua presença digital. A forma como isso será feito vai depender das características do seu negócio. A sua agência digital ajudará você a estruturar o seu site de forma adequada ao seu negócio e escolher em quais redes sociais estabelecer presença.

Há inúmeras formas de fazer com que o seu cliente encontre você na internet. A forma como você utilizará os canais será determinada pelos seus objetivos, pelo perfil do seu público e pelo seu orçamento de marketing.

Para sairmos um pouco da teoria, um ótimo exemplo é o Marketing de Conteúdo. Trata-se de uma tática de Marketing Promocional por meio da qual sua empresa disponibiliza para o seu público-alvo um serviço.

As pessoas procuram por informações na internet. Usando a técnica de Inbound Marketing (SEO + Conteúdo), você entrega informações que sejam relacionadas ao seu negócio, atraindo para seu site clientes em potencial.

3 – Amplie as oportunidades de realizar vendas

Se o seu negócio é comércio varejista, não é muito difícil explicar como uma loja virtual pode ajudar a alavancar suas vendas. A loja virtual é uma espécie de PDV (ponto de venda) eletrônico, por meio do qual você entrega conveniência a seus clientes.

Não é, todavia, somente por meio de lojas virtuais que se faz vendas pela internet. É possível vender serviços. Além disso, é possível estruturar parcerias e novos modelos de negócio, como é o caso dos marketplaces, em que você pode colocar seus produtos para vender nas vitrines dos gigantes do e-commerce.

Voltando ao Marketing de Conteúdo, que é a febre do momento entre as empresas, é possível atrair, por meio dessa ferramenta, centenas ou milhares de novos clientes. A grande vantagem é que o próprio conceito do Marketing de Conteúdo é eletivo. Você atrai majoritariamente aquelas pessoas com quem tem possibilidades de fazer negócios.

4 – Valorize a sua marca na mente do consumidor

O site comercial é, antes de tudo, um porta-voz de sua marca. Ele contém a sua identidade visual, o seu tom e o seu estilo. Quando você faz Marketing de Conteúdo, além de prestar um serviço ao público, está falando com ele sobre a sua marca, sobre quem é a empresa.

Toda interação é uma oportunidade para você valorizar sua marca na mente do consumidor. Uma postagem nas redes sociais, um novo artigo ou vídeo no blog, tudo isso deve comunicar o estilo de sua marca, de forma que ela se torne inconfundível na mente das pessoas.

5 – Otimize seus investimentos em Marketing

Há dois erros que não devem ser cometidos. O primeiro é achar que o Marketing Digital substituirá o Marketing como um todo. O outro é acreditar que investir na internet é barato. Cada negócio tem suas próprias características e é preciso sempre medir a relação custo-benefício do investimento. Levar em conta só o custo não levará a uma resposta satisfatória.

O que o Marketing Digital pode garantir é a otimização dos investimentos. Você pode investir, ao mesmo tempo, em propaganda paga e Marketing de Conteúdo. O importante a ressaltar é que no meio digital é mais fácil direcionar sua propaganda ao seu público-alvo. Isso, sem dúvida alguma, valoriza o seu dinheiro.

6 – Esteja disponível 24 horas por dia

Repare que se você decide comprar algo pela internet, como um livro, isso será possível a qualquer hora do dia. Você faz a compra e o pedido é processado eletronicamente, sem necessidade de que um atendente faça parte desse processo.

Você pode oferecer isso aos seus clientes: estar disponível 24 horas. Esse é um dos bons motivos para inserir a sua empresa no mundo digital. Estar disponível por mais tempo é ampliar as possibilidades de vendas.

7 – Aprenda mais e melhor sobre o seu cliente

Falamos muito do aspecto promocional e até de conveniência para o cliente, mas há um outro aspecto importantíssimo, que é o estratégico. Há uma série de ferramentas digitais que permitem que você obtenha informações valiosas sobre seus clientes e até sobre os concorrentes.

As mídias sociais criaram uma realidade em que a comunicação é bilateral. O cliente ou usuário não é um mero espectador, mas alguém que interage, reclama, opina e sugere. Esse tipo de interação deve ser incentivado. Sem contar que é possível monitorar seus indicadores na internet em tempo real por meio das ferramentas digitais de medição e controle.

Outro ponto importante, que ainda é pouco utilizado pelas empresas, é a possibilidade de realizar sofisticadas pesquisas online praticamente sem custo. Uma boa dica é integrar numa mesma campanha a captura de leads e a pesquisa, estabelecendo um mecanismo de compensação para aqueles que responderem. Isso só é possível no mundo digital.

Sem contar com a possibilidade de integrar seus dados através do seu software de gestão empresarial, o que também possibilitará a integração das próprias políticas de marketing. O ERP da GestãoClick permite a integração dos dados online com o banco de dados, possibilitando uma visão única da empresa, seja quanto aos clientes, prospects ou controle de estoque.

Se o seu receio com a internet for a complexidade da gestão, a tecnologia existe para garantir que você só tenha bons motivos para inserir a sua empresa no mundo digital.

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