Por: Daniel Grazioli Marques Em: 7 de março de 2018 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

Tecnologia, essa palavra parece estar, cada vez mais, presente na vida das pessoas, mas não só quando se fala em entretenimento ou grandes empresas.

Na realidade, ela já faz parte de praticamente todas as atividades que são realizadas no dia a dia, seja conversar com os amigos, seja na hora de fazer compra ou mesmo as mais simples e cotidianas atividades.

Essa onipresença pode gerar dúvidas, será que a tecnologia está tornando o mercado de vendas melhor ou pior? E para ajudar a responder essa pergunta, segue alguns tópicos importantes desse artigo. São eles:

  • Maior concorrência;
  • Consumidores mais exigentes;
  • Necessidade de inovar-se constantemente;
  • Maior visibilidade com o marketing digital;
  • Tecnologia mais acessível.

Maior concorrência

Invariavelmente, é possível dizer que tudo possui um lado positivo e um nem tanto, porém, o desafio é transformar o lado negativo em uma oportunidade e, quando se fala em vantagens e desvantagens da tecnologia para as vendas, esse ponto é fundamental.

Em um primeiro momento, é possível dizer que um dos lados negativos é a maior concorrência. Afinal, com a internet, hoje em dia, os consumidores têm acesso a uma ampla variedade de empresas de todos os segmentos.

Isso quer dizer que os seus concorrentes aumentaram, sendo necessário atentar-se a automatização. Além disso, conforme o produto que você vende, é possível que algum deles, devido ao seu país de origem e outras questões, ofereça um preço menor.

No entanto, as vendas não se resumem a preço. E aí está a oportunidade da sua marca se destaca em meio à concorrência, oferecendo um diferencial de qualidade e atrativo para o seu público alvo.

Consumidores mais exigentes

Com a tecnologia mais acessível aos consumidores, eles se tornaram também pessoas mais exigentes, pois conseguem obter informações sobre produtos e serviços com muito mais facilidade do que uma antes.

Isso quer dizer que para vender mais é preciso colocar no mercado um produto que transmita confiança. Isso é feito com transparência e informações completas, o que pode exigir da sua empresa um maior comprometimento.

Por outro lado, essa é mais uma oportunidade que você tem de se destacar entre os seus concorrentes, agregando valor e um diferencial para o seu produto em relação ao mercado global.

Dessa forma, vendendo uma mercadoria que atenda às necessidades do seu público-alvo, as chances de conquistá-lo e aumentar as vendas são maiores.

Necessidade de inovar-se constantemente

A tecnologia mais presente nas vendas exige dos empresários uma maior necessidade de se inovar, afinal, quem não acompanhar as mudanças do mercado, pode ficar para trás.

No entanto, nada impede que seja a sua marca que lance uma nova tendência, o que faz com que a sua empresa saia na frente. Mais um obstáculo que pode ser contornado aproveitando as oportunidades do mercado com iniciativas criativas.

Para tanto, é preciso investir em uma equipe qualificada e que esteja pronta para os novos desafios do mercado. Já você, como empresário, deve estar aberto a essas mudanças e desenvolver o poder de adaptação.

Maior visibilidade com o marketing digital

Assim como a tecnologia no mercado de vendas promove muitos desafios, ele também oferece muitas vantagens, como é o caso da maior visibilidade.

Afinal, quem investe no marketing digital, por exemplo, consegue ser visto por uma fatia do mercado consumidor que poderia nem saber da existência do seu negócio se não fosse pela internet. Nesse sentido, as barreiras geográficas são derrubadas, possibilitando a oferta do seu produto ou serviço mesmo a quem está muito distante do seu público consumidor tradicional.

Porém, para que o marketing digital ofereça oportunidades de novos negócios, é preciso definir um planejamento de ações focado nos seus consumidores em potencial.

Tecnologia mais acessível

A tecnologia em si também está mais acessível, inclusive, aos micro e pequenos empresários. Assim, é possível adquirir ferramentas por preços bastante competitivos, que oferecem mil e uma funções para gerenciar o seu negócio.

Tudo fica mais simples, podendo reduzir o seu quadro de pessoal sem sobrecarregar ninguém, tampouco sem reduzir a qualidade. O software ERP é um exemplo de tecnologia mais acessível aos empresários de todos os portes e segmentos de mercado.

Ele funciona como um sistema de gestão empresarial que conecta os setores da sua empresa, informatiza os dados e automatiza a rotina do seu escritório. O GestãoClick é um software ERP online que também armazena todos os seus dados com segurança, poupando tempo e otimizando o desenvolvimento da sua empresa.

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