Por: Fábio Medeiros Em: 30 de janeiro de 2019 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

Qual o tempo médio do ciclo de vendas da sua empresa? Se você não sabe responder essa pergunta ou se o seu é muito longo, esse texto é para você.

Ao mesmo tempo que o setor comercial está fechando as vendas, o setor do marketing está traçando estratégias, o setor financeiro está disponibilizando verba e o cliente está criando a jornada do comprador. O ciclo de vendas entra nesse processo como um roteiro que organiza etapas e que calcula o tempo médio que uma empresa leva para fechar um cliente

Como há vários processos acontecendo ao mesmo tempo, os objetivos acabam se perdendo e as vendas demoram a ser fechadas. Por isso, no post de hoje, teremos 4 dicas que o ajudarão a reduzir o tamanho do seu ciclo de vendas. Confira!

Entenda a jornada do cliente

Para reduzir o ciclo de vendas é necessário entender a jornada do cliente: ela é dividida em aprendizado e descoberta, consideração da solução e decisão de compra. Identificando quais são as ações que o usuário realiza em cada etapa e o que o faz progredir para a próxima, você criará um mapa e, a partir daí, só precisará acrescentar os atalhos.

Por exemplo, se o ciclo de vendas dura 2 meses e os usuários chegam ao site por meio de busca orgânica no Google, você pode começar a testar outros canais para prospectar. Escolha 3 canais e teste ao mesmo tempo. Ao final do ciclo de vendas, veja qual teve a menor duração e foque as estratégias nele.

Conheça sua persona e público-alvo

Conhecer a persona é fundamental para reduzir o ciclo de vendas. Só é possível fazer um conteúdo assertivo se a persona estiver identificada e as estratégias forem focadas nela. A persona é a representação fictícia de um cliente ideal, e o público-alvo é uma parte da sociedade que se interessa por seus produtos.

A persona normalmente tem um nome, idade, hobbies, dores e dificuldades identificados. O conteúdo e a estratégia são elaborados a partir dessas características. O público-alvo normalmente é dividido por gênero, idade, região, interesses e renda mensal. As duas segmentações são importantes, porque juntas complementam as estratégias. A persona guia o setor de criação para que o conteúdo seja o mais personalizado possível, e o público-alvo ajuda a segmentação do Facebook Ads, por exemplo.

Produza conteúdo de valor

funil de vendas é utilizado para desenhar o trajeto do visitante que se transforma em lead durante o ciclo de vendas e também ajuda a entender quais os conteúdos que são necessários no topo, meio e fundo de funil.

Quanto melhor o conteúdo em cada fase, mais rápido o lead avança no funil e fecha a venda. Por isso, produza conteúdo original e de valor. Se o lead identificar na sua empresa a solução para as dores que tem, despertará o interesse na contratação do serviço.

Faça nutrição de leads

nutrição de leads precisa existir no ciclo de vendas para que o cliente seja impelido a passar para a próxima etapa do funil. A nutrição acontece normalmente por meio das automações de e-mails. Ela nutre o lead de forma automática, fazendo com que ele conheça mais sobre a empresa e seus serviços.

Por exemplo, se o lead se cadastrou na lista de e-mails para receber um e-book sobre anúncios do Facebook, uma boa automação dará continuidade ao envio de materiais sobre o Facebook Ads e finalizará oferecendo uma consultoria ou desconto em um curso sobre estratégias para o Facebook.

Por fim, reconheça os leads que podem gerar frutos e não se apegue a “leads frios”. Perder tempo insistindo em um desses, ou que ainda não está pronto, também prejudica o andamento do ciclo de vendas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse assunto, que tal entender o que são e como definir as metas de vendas? Temos certeza de que você vai gostar desse artigo!

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