Por: Daniel Grazioli Marques Em: 21 de março de 2018 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

Empresas que buscam se acertar no ano de 2018 precisam tomar novos rumos e rever alguns pontos importantes em suas estratégias.

Montamos aqui um checklist de tarefas empresariais que sua empresa precisará fazer para ter êxito nas vendas em 2018. Vamos conferir?

1 – Profissionais que pensam

Não é novidade que o material humano é parte importante em qualquer planejamento estratégico nas empresas. E em 2018 não seria diferente, uma organização que almeje crescimento, precisará contratar profissionais que se envolvam nos dilemas da empresa.

O espaço empresarial hoje é de trabalhadores que somam e que oferecem sua experiência íntima para trazer soluções ao empregador.

Então, um item que deve permear seu recrutamento e seleção deve ser guiada por esta questão: o que o profissional pode agregar a sua marca? Essa é uma tendência adotada por empresa de todos os portes.

2 – Treine aqueles que são da casa

Não se esqueça de valorizar aqueles funcionários que já estão na casa. Realizar ou promover capacitações de profissionais que se dedicam ao crescimento da empresa é investimento dos melhores para 2018.

Existem muitos valores na casa que só precisam de um pequeno estímulo para contribuir.

Além disso, capacitar o time é empregar mais qualidade na prestação de serviço, e atualizar seu quadro de funcionários as mais recentes inovações do segmento que atua. Isso é essencial para se manter competitivo. Não pode ficar de fora das tarefas para 2018.

3 – Evite os erros do ano anterior

É importante ter anotado tudo que foi contrário ao rendimento da empresa no ano anterior. Assim, poderá criar metas, ou programas que evitem a possibilidade de repeti-los.

Muitas informações serão conseguidas com a equipe e até mesmo os clientes e fornecedores. Um ótimo momento para a área de pós-vendas entrar em ação. É o momento de coletar sugestões para tornar o ano de 2018 mais assertivo.

4 – Liste os erros, transforme em metas e comunique

Não vale conhecer os erros, criar métodos para corrigir ou evitar e não comunicar aos envolvidos. É fundamental que siga essa sequência, converse com sua equipe e estabeleça metas.

Reuniões de início de ano são bases para alcançar um bom ano. Caso as novas diretrizes envolvam os fornecedores e clientes, envie e-mails, ou qualquer comunicação explicando as mudanças.

5 – Não abra mão de novos investimentos

Esse item não sai do checklist de tarefas de nenhum bom empreendedor. Crescimento é sinônimo de investimento, não tem como dissociar. Então se concentre suas aplicações em estratégias de tecnologia de internet, por exemplo.

Invista em marketing digital, sua marca deve ampliar os horizontes, e precisará da internet para isto. E fora que boa parte no mercado (de todos os segmentos) estão na rede, e caso sua empresa não tenha estratégias para tal, busque consultorias que possam lhe ajudar nisso.

Sua identidade visual dependerá de um bom desempenho nesse campo das relações comerciais virtuais.

E se sua empresa ainda não automatizou processos administrativos, em 2018 faça. Não existe mais espaço para papel ou planilhas, elas são ineficientes e só atrapalham as rotinas empresariais, trazendo futuros prejuízos.

Pontue em seu checklist de tarefas a utilização de um software de gestão empresarial (ERP). Esses programas integrarão os procedimentos internos da empresa, tornando tudo mais ágil.

6 – Não perca o foco

Evidentemente que o seu planejamento estratégico é que orientar qualquer nova posição que deseje tomar. Então vá com calma, não esqueça o que traçou inicialmente.

Um novo ano não quer dizer que deve apagar tudo e começar do zero. Manter o foco e melhorar suas estratégias é a melhor sugestão de todas e uma obrigação do bom empresário.

Lembre-se sempre de sua missão, visão e valores. Os elementos estruturais de sua empresa, que são o íntimo de suas estratégias. Aproxime-se ainda mais deles nesse ano que se inicia, será certamente um reencontro com seu diferencial de mercado.

Lista montada, agora é empenho

Assumindo o checklist para tarefas empresariais que apresentamos, agora é o momento de começar os trabalhos. Envolver-se é sempre importante, porém, dê a liberdade a sua equipe, não centralize, nem interrompa processos promissores.

Faça os investimentos necessários, não abdique de um sistema de gestão empresarial eficiente, e monte suas vendas a partir das novas tendências do inbound marketing, por exemplo. Seu ano empresarial terá ótimos resultados e muitas vendas.

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