Por: Daniel Grazioli Em: 12 de dezembro de 2017 Categoria: E-commerce Comentários: 0

O natal é uma das épocas do ano mais rentáveis para o comércio. Muitos brasileiros separam uma parte do décimo terceiro para realizar as compras de final do ano.

É nesses consumidores que devemos focar para que comprem. Depois de um ano difícil para o varejo, aproveite essa oportunidade de alavancar seus negócios e conquistar novos compradores.

Ter um estoque cheio e desorganizado e atendentes inexperientes são alguns dos erros cometidos pelos empreendedores. Confira essas dicas e tenha ótimas vendas neste Natal.

 

Bom atendimento

Essa época do ano, geralmente, as lojas e shoppings estão cheios. Aposte em um bom atendimento online e presencial e até mesmo reforce sua equipe com profissionais experientes.

É muito desagradável um consumidor querer comprar algo e ter que esperar muito tempo para ser atendido. Deixe uma boa impressão para os seus clientes. Ofereçam na sua loja café, balas e biscoito para que se sintam confortáveis e bem acolhidos.

 

Decore sua loja

O espírito natalino encanta os consumidores e faz com que eles queiram comprar. Invista em uma decoração de Natal, customizando os espaços da sua loja.

Deixe ela com a cara do Natal, coloque uma música ambiente natalina. Decore sua vitrine inserindo produtos de destaque para atrair o público. Uma loja com decoração atraente é mais convidativa para os clientes entrarem e conferirem os produtos.

 

Tenha canais de comunicação

Hoje toda loja precisa ter uma rede social. Isso fará que seus consumidores vejam suas campanhas e promoções no meio digital. Além de ser um ótimo canal de comunicação com eles.

Você precisa se destacar da concorrência fazendo promoções que realmente valem a pena. Como vender kits, compre um e ganhe outro, descontos especiais. Isso irá atrair novos e antigos consumidores.

Tenha qualidade nos seus posts e gere engajamento dos seus consumidores com publicações engraçadas e compartilháveis.

 

Faça sugestão de lista de presentes

Muitos se sentem perdidos com o que comprar. Precisam presentear pai, mãe, tio, avô, cachorro…

Tenha na loja uma lista de presentes ideais para cada pessoa ou envie via e-mail marketing. Isso irá auxiliar aquele comprador que está perdido nas suas compras e facilitará a vida da vendedora.

A loja precisa trazer soluções para os seus consumidores e eles vão adorar.

 

Realize vendas rápidas

Como é uma das épocas do ano que as lojas recebem mais consumidores, é necessário que todo o sistema esteja funcionando.

Nada mais desagradável que no momento de finalizar uma compra o sistema está fora do ar ou lento.

Aposte em um software de gestão empresarial como o GestãoClick que promove agilidade e também integração de todos os setores do seu negócio.

Isso porque, um bom sistema ERP  possui a funcionalidade de venda no balcão, o que permite que você realize vendas com um clique e garanta que seu cliente saia satisfeito da loja.

 

Cuidado com o estoque

Garanta um bom estoque dos itens mais vendidos e otimize seu estoque. Tenha um programa de controle de vendas e estoque que garanta um controle efetivo.

O excesso de informações em lugares distintos pode gerar confusão e mercadorias podem encalhar.

A questão é que não adianta ter uma ótima promoção, atrair uma grande quantidade de clientes, mas não possuir o produto a pronta entrega.

 

Crie relacionamento

Mesmo que o aumento das compras seja por conta das festas de final do ano, não esqueça que seus clientes podem comprar o ano todo. Aproveite para criar um bom relacionamento.  Faça uma landing page com nome, telefone e e-mail para fazer um banco de dados e manter um canal com eles.

Ofereça descontos exclusivos e avise de promoções. Eles certamente irão se lembrar disso nas próximas compras.

 

Acredite no seu produto

Se você não acreditar, quem vai? Invista em conhecimento para saber exatamente o que está vendendo.  Seus clientes irão gostar de saber mais sobre o que estão levando.

Aposte em cursos, treinamento e reciclagem dos vendedores que terão papel de consultores durante a compra.

 

Equipe motivada

No final do ano a carga horária, geralmente, aumenta e as cobranças também. Neste momento, todo o trabalho motivacional é bem-vindo. Crie dinâmicas motivacionais e premiações para os melhores vendedores.

Isso irá gerar engajamento e interesse dos funcionários para fazer mais e melhor nesse período.

É muito bom ser atendimento por uma pessoa que esteja satisfeita com o lugar que está trabalhando.

 

Condições de pagamento

Facilite a forma de pagamento para os seus clientes. Isso irá incentivá-los  a comprar os produtos. Qualquer empecilho pode se tornar algum motivo para a desistência durante a compra do produto ou contratação do serviço.

Além disso, é importante que você esteja preparado para receber qualquer forma de pagamento e tenha um bom controle financeiro para tal.

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