Por: Daniel Grazioli Em: 20 de dezembro de 2018 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

Se você está em apuros para fazer uma melhor gestão de leads e clientes, este texto foi feito para você! Aqui, abordaremos alguns pontos e dicas para conseguir uma melhor relação com os seus atuais e futuros clientes, trazer maior agilidade de processos e muitos outros benefícios. Para conferir tudo isso, continue a leitura.

Antecipe quais serão os potenciais clientes inativos

Por mais que procuremos fechar uma compra com todos os nossos leads, uma pequena parcela acabará se tornando inativa, não consumindo mais os conteúdos que você produz e até mesmo negando um contato mais direto com a empresa.

Mas calma, ainda não é a hora de dar o último adeus!

Que tal mandar um e-mail personalizado perguntando o que aconteceu ou enviando conteúdos mais específicos sobre o problema que a sua persona tem? Assim, você conseguirá segmentar melhor a sua lista de leads e criar campanhas que conversem melhor com cada caso, e consequentemente, irão resgatar os clientes inativos e até mesmo resultem em uma primeira compra.

Colete as informações corretas

Sabe aquele formulário que o seu cliente precisou escrever para receber algum material rico ou assinar a newsletter do seu blog? Este é o formulário da famosa Landing Page, e é por meio dessa que você conseguirá coletar informações valiosas sobre os seus leads.

Peça nesse formulário informações que façam sentido para o seu negócio e que lhe ajudem a mapear conteúdos e estratégias que converterão mais facilmente àquela pessoa em um cliente da sua empresa. Tão importante quanto o formulário será o conteúdo que ele oferecerá, por isso, sempre produza conteúdos de qualidade e que realmente sejam relevantes para o seu nicho e público.

Defina quem irá cuidar da sua cartela de clientes

É comum que se tenha a discussão de qual setor seria o encarregado da manutenção e gestão da relação de leads e clientes dentro de uma empresa. Na verdade, esta é uma função dos times de vendas e do próprio gestor, que poderá dar insights e dicas do que poderá ser feito para engajar aquele cliente ou de definir o momento de uma abordagem de venda mais direta.

O papel do líder de uma empresa é o de encorajar o seu time, e quando falamos da equipe de vendas, de forma específica, esse contato deve ser ainda mais eficiente. Faça reuniões, instigue os seus vendedores a entrar em contato com clientes inativos e faça com que eles se sintam estimulados a fazerem cada vez mais vendas.

Crie um sistema de pontuação

Você já ouviu falar no sistema de pontuação para leads? Esta é uma forma dinâmica de conseguir delimitar onde cada lead está durante a jornada de compra. É muito importante que a equipe de marketing e vendas saibam em qual etapa esses visitantes e seguidores estão, pois só assim eles conseguirão entregar um conteúdo relevante e personalizado, além de saber o momento certo para fazer uma abordagem de vendas mais direta e efetiva.

Para fazer isso, só é preciso atribuir uma pontuação a cada ação que esse usuário fizer em seu blog a depender da sua importância. Enquanto a leitura de algumas postagens gerir alguns poucos pontos, a download de um e-book ou a assinatura direta da newsletter poderá significar um número maior de pontos, e consequentemente, um interesse maior dessa pessoa para comprar os produtos e/ou serviços que você oferece.

Tenha cuidado ao fazer metas de positivação de vendas

Muitas equipes de vendas tem o seu desempenho medido por meio das metas de vendas estipuladas pela empresa para cada mês para que se tenha aumento nos custos de logística da empresa. Entretanto, isso pode fazer com que muitos vendedores façam negociações de forma quase automática, focando apenas em quantidade e não na qualidade dessas vendas.

Com isso, sua empresa acabará perdendo oportunidades de se fazer grandes negócios ou fidelizar clientes, e em muitos casos, até mesmo na baixa de faturamento de toda a sua firma.

Portanto, ao melhorar e otimizar a gestão de clientes na sua empresa, você conseguirá fazer negociações cada vez mais personalizadas, levando em consideração a jornada individual de cada cliente e focando na qualidade das vendas, que poderão se tornar parcerias duradouras.

Uma ótima forma de começar a organizar os seus clientes é com a utilização de uma planilha própria para o cadastro e manutenção desses clientes.

Já pensando nisso e disponibilizamos gratuitamente uma planilha completa e intuitiva, então clique aqui e faça o seu download!

Faça gestão de seus clientes

Além de leads, é muito importante que a sua empresa gerencie os clientes, até porque, de nada adianta construir um relacionamento com o lead e perder o contato depois que ele fecha uma venda. Na verdade, o caminho certo a se seguir é cativar o cliente, para que volte muito mais vezes até o seu estabelecimento.

Por isso, o GestãoClick oferece um programa de cadastro de clientes em que você pode cadastrar seus clientes e dá próxima que vez que ele voltar ao seu estabelecimento, ele não precisa repetir os dados e a venda será muito mais rápida.  Ah! E a partir disso, é possível identificar os clientes que mais compram, e quais os produtos que possuem uma maior demanda.

Tal processo de reconhecimento e estudo do seu público, possibilita a elaboração de novas medidas e ações de marketing, que serão produzidas e direcionadas de acordo com os dados analisados.

E as vantagens não param por aí. O ERP do GestãoClick possibilita que você tenha um maior controle de inadimplências e que ainda envie mensagens para o consumidor.

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