Por: Fábio Medeiros Em: 5 de dezembro de 2017 Categoria: Inbound Marketing Comentários: 0

Se você quer aumentar as vendas, saiba que o marketing digital é atualmente um dos meios mais eficientes para isso. Dentro das estratégias online, o blog costuma ser o principal canal de comunicação entre empresa e seus leads e clientes.

Sim, você leu corretamente: o site institucional é muito importante, mas ele não é tão flexível quanto o blog, e por isso não é tão fácil de ser usado para aproximar a empresa do público. Em contrapartida, o blog consegue fazer isso e muito mais.

Quer saber como um blog pode ajudar a aumentar as vendas do seu negócio? Então confira alguns resultados que ele pode gerar!

Atrair potenciais clientes

Mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet regularmente, e 9 em cada 10 consumidores com acesso à rede fazem pesquisas online antes de comprar na loja física. Ou seja, existem pelo menos 90 milhões de pessoas dispostas a encontrar o seu negócio na internet.

Ao criar um blog, você estará dando a essas pessoas um caminho para encontrar a sua marca. Quando elas fizerem pesquisas relacionados ao seu produto ou serviço, serão direcionadas ao seu blog, onde poderão tirar dúvidas, ler sobre assuntos relacionados e descobrir soluções.

Otimizar o posicionamento nas ferramentas de busca

Por falar em pesquisas, não podemos deixar de mencionar um dos principais pontos de uma estratégia de marketing de conteúdo usando um blog.

SEO (Search Engine Optimization), ou em português, otimização para motores de busca, é um conjunto de técnicas usado para melhorar o ranqueamento da sua página nos motores de busca, especialmente o Google.

Os algoritmos do Google utilizam uma série de fatores para classificar as páginas, tais como palavras-chave, qualidade e originalidade do conteúdo, título, uso de imagens etc. O que os profissionais de SEO fazem é tentar adequar as publicações aos critérios estabelecidos pelos algoritmos.

Assim, ao publicar artigos regularmente no seu blog utilizando as técnicas de SEO, a tendência é que sua página seja mais bem classificada pelos algoritmos. Como resultado, seu negócio vai aparecer nas primeiras posições e a tendência é que o tráfego no blog e no site aumente consideravelmente.

Afirmar a sua marca como autoridade no mercado

Essa é outra consequência do SEO e da publicação regular de conteúdo de boa qualidade. Quando seu blog começa a aparecer nos primeiros resultados do Google, seus artigos ganham mais visibilidade, são compartilhados nas redes sociais e as pessoas passam a confiar no que você diz — a sua marca se torna uma referência do mercado.

Se uma pessoa faz pesquisas no Google sobre determinado assunto — ligado à sua área de atuação —, acha seu blog e encontra nele informações úteis, ela passa não apenas a conhecer a sua marca, mas também a vê-la como uma empresa confiável.

Quando o usuário estiver pronto para realizar a compra, as chances dele optar pelo seu negócio são grandes, visto que a marca já é conhecida e ele sabe que você entende do assunto.

Melhorar o relacionamento com os consumidores

Nem todo mundo que pesquisa está pronto para comprar. Muitas vezes as pessoas só querem tirar uma dúvida, resolver um problema ou conhecer as opções do mercado. Por isso, apenas a publicidade tradicional não é suficiente, já que ela costuma tentar vender o produto desde o primeiro contato.

O blog, ao contrário, fornece ao potencial cliente — aqui chamado de lead — a chance de tirar dúvidas e receber informações relevantes. Com isso, sua empresa estabelece um canal de relacionamento com o público. Os leads passarão a ver seu negócio como um parceiro deles e não apenas como uma empresa tentando ganhar dinheiro a todo custo.

Facilitar os processos de venda

Como consequência da atração e da nutrição de leads, sua equipe comercial vai receber contatos que realmente têm potencial para fechar uma venda.

Ao criar um blog e trabalhar com o funil de vendas, você vai atrair leads que demonstraram interesse no seu produto ou serviço, vai fornecer informações relevantes a eles e, quando estiverem no momento de decisão, seus vendedores podem agir.

Quando se trabalha com propaganda tradicional, muitas vezes a sua mensagem chega a pessoas que não têm o menor interesse no que a sua empresa oferece. O que o blog faz é filtrar os contatos que realmente têm potencial e, com isso, entregar leads qualificados para sua equipe de vendas, o que facilita muito o trabalho deles.

Ajudar sua empresa a conhecer o público

Não apenas o público conhece a empresa por meio do blog, mas também a marca tem a chance de conhecer melhor seus usuários. Isso porque a coleta de dados e a mensuração de resultados online são facilitadas por diversas ferramentas dedicadas a esse fim.

Você conseguirá descobrir informações como localização dos seus visitantes, tempo de permanência na página, palavras mais buscadas e vários outros dados sobre o tráfego. Além disso, você pode usar formulários de contato no blog para solicitar informações dos visitantes, tais como e-mail, idade, profissão e o que mais julgar necessário.

O resultado de tudo isso é que você vai conhecer melhor quem está buscando e encontrando as suas páginas, e com isso traçar estratégias de marketing personalizadas para esse público.

Aumentar as conversões

Por fim, podemos concluir que todas essas vantagens geradas pelo blog resultam em algo muito positivo: o aumento das conversões do seu negócio. Em resumo, isso é feito à medida que o blog:

  • Atrai pessoas que demonstraram interesse nos seus produtos, por exemplo, por meio de pesquisas;
  • Coloca sua empresa nos primeiros resultados do Google;
  • Constrói a reputação da marca como autoridade do mercado;
  • Aproxima os consumidores do negócio ao criar um canal de relacionamento;
  • Entrega ao time de vendedores leads que têm real interesse em realizar uma compra;
  • Ajuda a empresa a conhecer mais seus clientes e direcionar as ações para o público certo.

Ou seja, o blog pode ser um grande aliado na busca por mais clientes, mais visibilidade para a marca e, consequentemente, para aumentar as vendas. Se você já usa alguma estratégia online como as redes sociais mas ainda não possui um blog, o marketing digital da sua empresa está deixa de usar uma das suas melhores armas.

E você, concorda com a gente sobre a importância do blog? Possui outras ferramentas para aumentar as vendas? Deixe um comentário e divida suas experiências com a gente!

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