Por: Daniel Grazioli Em: 17 de outubro de 2017 Categoria: Mídias Sociais Comentários: 0

Se você tem tido problemas para gerar tráfego para o seu site, talvez a solução esteja mais próximo do que parece.

Com a evolução da tecnologia, ferramentas como as redes sociais passaram a ter predominância nas estratégias desenvolvidas pelas empresas, sendo assim, investindo em ações capazes de fazer com que canais como o Facebook gerem engajamento, você consegue estimular visitas ao seu site e, com isso, tornar o processo mais qualificado.

Por isso, é fundamental saber como fazer uso das campanhas no Facebook para, em função disso, gerar tráfego orgânico para o site. Quer saber mais? Então acompanhe este artigo!

O algoritmo do Facebook

Primeiro, é preciso compreender quais são as regras do Facebook para valorizar as publicações que nele são feitas. Chamamos de algoritmo a tecnologia que a rede social utiliza para classificar os conteúdos em função do aparecimento deles no feed de notícias dos usuários, bem como sua ordem.

Pense bem: com mais de 2 bilhões de usuários ativos, como o Facebook vai organizar as postagens na página de cada um deles? É preciso critério.

E é para isso que o algoritmo existe. Ele avalia as postagens de acordo com os interesses dos usuários, seu comportamento na rede, o tempo que esses usuários passam conferindo determinados tipos de postagens, a maneira como se dão engajamentos como comentários e curtidas e a interação com os amigos.

De uma maneira geral, o algoritmo do Facebook organiza o feed seguindo uma ordem, que é:

  • família e amigos;
  • tipo de conteúdo apresentado;
  • pensamento semelhante;
  • autenticidade.

Assim, é natural que materiais postados por pessoas identificadas como seus familiares tenham prioridade no seu feed em relação a conteúdos empresariais.

Da mesma forma, é o seu histórico que determina o tipo de conteúdo que será preferencialmente mostrado, além da familiaridade entre o que você costuma compartilhar e o conteúdo publicado. Na lógica de tornar mais qualificada a informação que circula na rede, o conteúdo autêntico também é valorizado.

A importância de compreender o funcionamento do algoritmo do Facebook

O trabalho com uma rede social como o Facebook não precisa e não deve ser aleatório. É preciso ter critérios para que o seu conteúdo não se perca em meio a uma quantidade cada vez maior de postagens, algumas delas sem a menor relevância para o público.

Conhecendo as regras definidas pelo algoritmo, você consegue otimizar seus posts. Posts otimizados tendem a ficar mais tempo no topo das páginas, podendo ser vistos com maior facilidade pelos seguidores. Uma vez desenvolvidos, eles podem trazer maior engajamento e assim aumentar consideravelmente o número de visitas à sua página.

É bom lembrar que o alcance do Facebook é um dos principais benefícios que as empresas têm ao investir nessa rede social.

Por isso, criar meios para aumentar o número de curtidas, estimular os compartilhamentos e gerar comentários significa muito mais do que dar à empresa uma presença online positiva, significa também evitar a perda de atenção de potenciais clientes em meio a um bombardeio de informações, além de dar a ela a possibilidade de viabilizar a fidelização de clientes.

É preciso compreender o funcionamento da página para que o alcance orgânico seja um diferencial dentro da sua campanha. Somente assim você consegue desenvolver bons materiais capazes de gerar tráfego orgânico para a sua empresa a partir do Facebook.

As diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago

Antes de avançar nas dicas práticas envolvendo ações que podem turbinar sua presença no Facebook, é fundamental diferenciar tráfego orgânico e pago.

O tráfego orgânico é a possibilidade gratuita de anunciar na rede, enquanto o pago envolve gastos, que, no caso do Facebook, diz respeito ao Facebook Ads.

Assim, no tráfego orgânico, o que define o sucesso da campanha é o bom posicionamento e a qualidade do conteúdo oferecido na página em que o anúncio se encontra. Já no caso do tráfego pago, existe um trabalho prévio que permite ao anunciante determinar o perfil do público que pretende atingir e a maneira como as peças serão apresentadas.

De uma maneira geral, é a estratégia de comunicação da empresa que determina o tipo ideal de anúncio, existindo a possibilidade de investir em ambas as opções de maneira complementar, considerando sempre a quantidade de dinheiro que a empresa tem disponível.

Ainda pensando de forma generalista, é comum obter tráfego pago em curto prazo e tráfego orgânico em médio e longo prazos, mas isso certamente não é uma regra. É perfeitamente possível alcançar resultados satisfatórios investindo na construção de tráfego orgânico já em curto prazo para o seu site, desde que algumas medidas sejam adotadas para facilitar esse processo.

Saiba mais sobre elas na sequência.

As ações que podem ser adotadas para melhorar o tráfego orgânico

Você pode se concentrar em três ações básicas para suas postagens: identificar o perfil do seu público-alvo, criar conteúdos que interessem a ele e desenvolver peças compartilháveis.

Além disso, as publicações podem ser aperfeiçoadas ao contar com recursos como imagens ou vídeos de alta qualidade e publicados nas horas certas, considerando os horários em que o impacto da publicação tende a ser maior. Procure descobrir o melhor horário para suas publicações, analisando o histórico delas. Basta ir até “Informações” e “Publicações” na Fan Page para observar esses insights.

A frequência também é um tema importante. É melhor fazer menos postagens com qualidade do que encher a página da pessoa com material inútil. Como conseguir isso? Procure enxergar nas necessidades e desejo do seu público-alvo, a compatibilidade com o universo do seu produto ou serviço.

Crie um planejamento e siga um cronograma na sua campanha, dividindo em uma série de postagens os temas que julgar relevantes. Também não deixe de acompanhar os assuntos do momento, desde que eles tenham pertinência com o que sua empresa oferece como solução. Isso pode alavancar sua audiência e turbinar o número de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Por fim, esteja sempre disposto a interagir com as pessoas na sua página. Se possível, tenha um profissional dedicado a isso. São ações assim que podem engajar pessoas e tornar sua visibilidade maior dentro do Facebook, gerando tráfego para o seu site.

Ficou alguma dúvida sobre tráfego orgânico e como otimizá-lo na sua campanha? Então deixe sua pergunta aqui nos comentários!

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