Por: Fábio Medeiros Em: 22 de fevereiro de 2017 Categoria: SEO Comentários: 0

Estar na internet é obrigação para quem quer se manter competitivo no mercado. Mas, além de ter um site, você também precisa ter uma estratégia de SEO para vencer a concorrência e aparecer nos primeiros resultados de busca.

Neste post, você vai descobrir por que o SEO é tão importante e como uma agência de marketing digital pode fazer a diferença na hora de marcar presença na internet e atrair mais clientes. Confira:

Por que investir em uma estratégia de SEO?

A rápida evolução da internet exigiu que as empresas adotassem uma postura proativa e estabelecessem uma presença on-line para se manterem competitivas. Isso deu início a uma enxurrada de sites e blogs corporativos.

Atentas a essa transformação, empresas como Google e Yahoo! lançaram os motores de buscas, visando facilitar a vida de quem estava à procura de informações na web. Esses mecanismos de pesquisa são alimentados por conteúdo textual, o qual é classificado, entre outras coisas, pela presença de palavras-chave.

Quando um site é lançado na internet, o mecanismo de busca lança um robot (também chamado de aranha) que faz a leitura de toda a informação dele. Esse conteúdo indexado é armazenado em um data center gigantesco. Quando um usuário de internet faz a busca de determinada palavra, esse data center é acessado e os resultados mais relevantes que combinam com a palavra buscada são listados por ordem de importância.

Até aqui, tudo bem. Mas o que isso tem a ver com SEO?

O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas que ajudam a melhorar a estrutura do seu site para que ele seja lido com mais facilidade pelos robots. Além disso, o SEO ajuda a mostrar para as aranhas quais são as palavras-chave do seu site, o tema central da sua página na web.

Se o SEO ajuda os mecanismos de busca a identificarem e classificarem o seu site, ele também auxilia o usuário que está em busca de informações, pois, no momento da procura, há um cruzamento de dados e o seu site aparece como relevante para aquele consumidor. OK… e como o SEO ajuda a sua empresa?

Rastreabilidade

A 1ª e mais importante função do SEO é melhorar a rastreabilidade do seu site, favorecendo a indexação de páginas por parte dos mecanismos de busca. A indexação ocorre periodicamente e pode levar alguns dias para que uma página nova do seu site comece a constar no data center. Até lá, o conteúdo disponível do banco de dados do buscador é o “antigo”.

Quanto mais atualizações o seu site tem, maior é a frequência de indexações que ele sofre. Sendo assim, a rastreabilidade fica favorecida se você mantiver publicações constantes e uma excelente otimização para os mecanismos de buscas.

Posicionamento

Aplicar técnicas de SEO ao seu site ou blog contribui para que a sua página apareça cada dia mais próxima dos primeiros resultados de busca, ou seja, melhora o seu posicionamento.

Ter um bom posicionamento é fundamental porque o usuário, quando está procurando algo na internet, costuma clicar nos primeiros links que aparecem. Dificilmente ele chega à 2ª ou 3ª página dos resultados de busca, quem dirá à 30ª.

Sendo assim, o seu intuito com o SEO deve ser sempre o de chegar ao topo dos resultados de busca orgânica. Estar no topo faz diferença? Faz, sim — e esse assunto nos leva ao próximo tópico.

Tráfego

Os primeiros sites listados nos resultados de busca recebem mais tráfego, pois, segundo os algoritmos da ferramenta de buscas, são os mais relevantes. E os usuários acreditam nisso mesmo.

Um outro elemento que contribui para que você apareça nos primeiros resultados é a quantidade de visitantes que o seu site recebe. Ou seja, uma coisa leva à outra. Relevância gera relevância.

Oportunidades

Se o seu site recebe mais visitas e é visto como mais relevante pelos usuários, o número de oportunidades de vendas aumenta. Você ganha visibilidade, mais pessoas conhecem os seus produtos e os seus serviços e a quantidade de consumidores interessados também é maior.

Fatalmente, você terá mais vendas, desde que tenha uma ótima estratégia de marketing digital apoiando as suas ações de SEO, como a nutrição de leads.

Leads qualificados

E, por falar em leads, uma estratégia de SEO bem elaborada conecta a sua empresa aos consumidores certos, isto é, pessoas que têm real interesse na sua oferta de valor.

Se esses consumidores são mais interessados, manterão contato com a empresa, a seguirão nas mídias sociais e estarão atentos ao que ela publica, aprendendo mais e mais sobre o seu mercado e se tornando leads qualificados.

Um lead qualificado é aquele com potencial para ir além da 1ª compra e desenvolver um relacionamento duradouro com a sua empresa. E, como você deve saber, um cliente fiel custa bem menos do que um novo cliente.

Publicidade assertiva

Estratégias de SEO também podem — e devem — ser aplicadas à publicidade paga, os famosos anúncios patrocinados. Isso porque não adianta apenas pagar pelo anúncio no Google, é preciso fazer com que ele seja interessante e relevante para o seu público-alvo.

No momento de criar os seus anúncios patrocinados, você terá que criar uma chamada e um texto. Esse pequeno texto deve ser pensado com cuidado, utilizando técnicas de SEO, para que você acerte em cheio os seus potenciais clientes.

É por isso que ter uma agência de marketing digital como parceira pode ser um bom negócio. Todas as ações são pensadas para conectar a sua marca aos seus clientes.

Retorno sobre o investimento

Quando você ouve falar em ROI, não se trata do ato de roer, mas sim de um dos indicadores mais importantes para o sucesso da sua empresa: o retorno sobre o investimento.

Todo investimento feito em SEO, seja de dinheiro ou de tempo, deve ser recompensado com uma certa remuneração. Se isso não ocorre, é porque a sua estratégia está falhando.

Digamos que você tenha investido R$ 100,00 em uma estratégia de SEO. Se ela atrai 100 novos visitantes para o seu site, dos quais 10 se tornam clientes com um ticket médio de R$ 50,00, você está tendo retorno sobre o seu investimento. De quanto? 400%.

Se é um bom ROI ou não, vai depender dos objetivos e das metas que você tenha traçado para essa estratégia.

Quando investir em SEO?

Somos fãs do SEO, mas a verdade é que ele não faz milagre sozinho. É preciso investir em uma estratégia de marketing digital completa para ver os seus resultados subindo dia a dia. Para potencializá-lo ainda mais, o ideal é contar com uma equipe de especialistas que saiba coordenar todas as ações de modo que elas sejam integradas e possam impulsionar a sua marca na web. Por onde, afinal, começa uma estratégia de marketing digital?

Site

O site é a sua empresa na internet, o local onde todos os visitantes devem parar para conhecer os seus produtos e os seus serviços. É nele que você vai concentrar os seus esforços de SEO para atrair o maior número de pessoas possível.

Um site campeão é aquele que possui plataforma responsiva, ou seja, que se adapta a qualquer tamanha de tela. Ele também possui um design limpo e atraente, com arquitetura da informação pensada para fornecer todas as informações que os seus visitantes precisam sem muito esforço.

As ferramentas, como botões e menus, são intuitivas e a navegação é fluida e rápida. Nada de demora no acesso.

Blog

O blog é o complemento do site, onde você vai compartilhar conteúdo de qualidade para atrair mais pessoas. A principal ferramenta para impulsionar o seu blog e tornar a sua marca conhecida na web é o SEO, pois você tem mais materiais com os quais trabalhar.

Ter um blog com muitos acessos leva algum tempo, por isso, você deve aliar a ele uma estratégia de marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo consiste em transformar o seu know-how em conhecimento compreensível para a sua audiência, respondendo as principais dúvidas e dificuldades dos seus potenciais clientes.

Quando eles estiverem procurando por algo na internet, encontrarão o seu conteúdo e terão a oportunidade de iniciar um relacionamento de longo prazo, baseado, acima de tudo, na geração de valor.

Redes sociais

Site, blog e otimização de conteúdo OK. Agora é hora de “dar voz” ao seu conteúdo e fazer com que ele chegue a mais pessoas. E as redes sociais são o melhor canal para fazer isso.

Antes de qualquer coisa, saiba quais são as plataformas mais utilizadas pela sua audiência e mantenha presença constante nelas, compartilhando conteúdo relevante. Você também deve pensar em otimizar os seus posts com técnicas de SEO nas redes sociais, pois os mecanismos de busca que essas plataformas utilizam estão cada dia mais inteligentes.

Outra vantagem é que algumas delas já são indexadas pelo Google — a exemplo do Facebook — o que melhora ainda mais a sua visibilidade.

Inbound marketing

A base do inbound marketing é o marketing de conteúdo somado a outras estratégias que visam a atrair o interesse das pessoas na internet. O inbound vai além da fórmula blog + SEO + redes sociais, agregando a automação de marketing para que você possa escalar o número de interações e de contatos.

Ele conta com a produção de conteúdos especiais — como e-books, webinars e white papers — para transformar simples visitantes em leads. O conteúdo é um chamariz que leva o internauta até uma landing page (página de captura).

Para acessar o conteúdo, o visitante tem que deixar alguns dados de contato, que servirão para que você faça a nutrição desse lead. Por nutrição, entenda educar esse contato sobre o seu mercado, a fim de preparar a pessoa para o fechamento de um negócio.

Finalmente, o inbound é usado para manter um bom relacionamento com o seu novo cliente, transformando-o em mais do que um comprador: fazendo-o um advogado da sua marca.

Publicidade on-line

Como dissemos, a publicidade paga também pode ser otimizada com técnicas de SEO para que você tenha melhores resultados. Somada às outras estratégias que mencionamos, ela fecha o circuito de estratégias básicas de marketing digital que você precisa desenvolver para a sua empresa.

Mas é bastante coisa, não é? É, sim. Por isso, se o tempo anda escasso e você está se desdobrando em 10 para dar conta de tudo, confie em uma agência de marketing digital. Você terá profissionais qualificados trabalhando em tempo integral para que a sua empresa tenha ótimos resultados na internet.

O que uma agência de marketing digital pode fazer por você?

Tem gente que evita entrar no assunto, mas convenhamos: não nascemos experts em tudo. E, mesmo que sejamos muito bons em várias coisas, quando acumulamos diversas funções, deixamos a desejar e comprometemos não só o nosso rendimento como também as nossas expectativas de sucesso.

Quando a situação é essa, o melhor é delegar para quem possa fazer o melhor trabalho por você. Nesse caso, uma agência de marketing digital pode assumir do planejamento ao monitoramento de resultados da sua reputação on-line, cuidando para que todos os pontos de contato com os seus atuais e os seus futuros clientes estejam funcionando perfeitamente.

Vejamos alguns exemplos práticos para você saber o que uma agência de marketing digital pode fazer pela sua empresa:

Quais são as melhores palavras-chave para a sua empresa?

O segredo de uma estratégia de SEO bem-feita é a escolha das palavras-chave. Elas devem refletir a alma do seu negócio e, ao mesmo tempo, serem as mesmas que os seus potenciais clientes usam para buscar as suas soluções na internet.

Pense em uma empresa que vende produtos de pet shop. Algumas das palavras-chave que essa empresa deve trabalhar no SEO são “coleira anti-pulgas”, “ração para cachorro” e “brinquedo para gato”. Mas não dá para usar essas palavras aleatoriamente.

É preciso definir em qual contexto elas serão inseridas, por quê, como e onde. Também é preciso definir quais são mais importantes e quais não são tanto assim. Só dessa maneira você conseguirá otimizar o seu site e o seu blog para que eles sejam encontrados mais facilmente nos mecanismos de busca.

Como vencer a concorrência?

Imagine que o seu site está na 10ª posição nos resultados de busca orgânica. Faltam alguns passos para se tornar o número 1. Mas como saber que caminho seguir?

A agência de marketing digital poderá determinar, com a utilização de ferramentas apropriadas, quais requisitos devem ser cumpridos para que você ultrapasse a concorrência. Um exemplo é a densidade de palavras-chave.

Quanto mais vezes a palavra-chave principal do seu negócio é repetida no seu site, melhor, pois avisa aos mecanismos de busca que o seu site é relevante para aquele termo. Entretanto, não se trata de preencher páginas e páginas com a mesma palavra.

É preciso saber onde posicioná-las para que elas se tornem importantes (por exemplo: em títulos e subtítulos). Trabalhar links internos, termos relevantes, bullet points em cada texto, entre outros elementos, influencia no seu posicionamento e, consequentemente, em como você se destaca da concorrência.

Em quais canais disseminar o seu conteúdo?

Essa é outra dúvida frequente de quem está enfrentando a batalha do marketing digital sozinho. Cada dia surge uma nova plataforma ou um novo recurso. Parece que é obrigação estar em todos, mas não é bem assim.

Você tem que se posicionar em plataformas nas quais o seu público interage, o que pode ser determinado pela agência de marketing digital a partir de uma análise do seu negócio e de uma construção de personas para o seu empreendimento.

Dessa maneira, você concentra esforços e investimentos onde é possível obter retorno verdadeiro sobre as suas ações. De nada adianta estar em 10 redes sociais se você não consegue gerar um cliente, concorda?

Como monitorar os resultados?

Mais uma dúvida que boa parte dos empreendedores têm: investi, e agora? Monitorar resultados de marketing digital nem sempre é algo tão claro quanto parece. Existem métricas de vaidade, que não ajudam o seu negócio a crescer, e há indicadores de desempenho que realmente dizem qual caminho tomar.

Saber selecionar o que monitorar é essencial para que você não desperdice tempo e recursos com um monte de números que não dizem nada. Também é necessário saber interpretar os resultados para poder ajustar as suas estratégias e elevar os seus ganhos.

Mais trabalho ainda? Não se preocupe, pois a sua agência de marketing digital vai cuidar de tudo para você! Viu como é vantajoso contar com profissionais competentes?

Como encontrar a agência de marketing digital certa?

Convencido de que uma agência de marketing digital é a melhor opção para ter ótimos resultados na internet? E você sabe como escolher o melhor time de profissionais para cuidar da sua imagem on-line? Nós trouxemos algumas dicas!

A definição da sua necessidade

O que você quer fazer? Uma estratégia de marketing digital completa, que abarque todas as ferramentas de relacionamento com a sua audiência de uma forma integrada, ou ações pontuais, como Google AdWords e marketing de conteúdo?

Existem agências especializadas em apenas 1 atividade e outras que são multidisciplinares, o que pode contribuir tanto para obter um preço justo quanto para lidar no dia a dia. Já pensou em ter que falar com uma agência para publicidade, uma agência para conteúdo, uma agência para SEO?

A integração é sempre a melhor forma de conduzir uma estratégia tão importante, portanto, defina o seu objetivo e comece a pesquisar.

Forma de contato

A internet  e a tecnologia encurtam distâncias e facilitam muito a contratação de agências de marketing que não são da sua cidade. Se você acha imprescindível se reunir pessoalmente com o time que vai levar a sua estratégia adiante, prefira uma agência local, mas que tenha qualidade e estrutura. Caso isso não seja um fator limitador, explore as possibilidades nacionalmente. Mais importante que a proximidade, é a qualidade e os resultados gerados.

A escolha entre planejamento, execução ou ambos

Outra questão a ser avaliada é a continuidade dos serviços. Ao terceirizar o marketing digital da sua empresa para uma agência, você estará repassando total responsabilidade, tanto pelo planejamento quanto pela execução.

Mas, se o seu desejo é só alinhar a estratégia e conduzi-la internamente, você pode querer optar por uma consultoria, que tem início, meio e fim. Vai da sua necessidade e da maturidade da empresa para assumir as atividades ao longo do tempo.

Credibilidade

Contratar serviços sempre gera aquela preocupação: será que é bom mesmo? O correto é você pesquisar sobre a agência de marketing digital, verificar quem são os clientes, se eles estão satisfeitos e o que têm a dizer a respeito da experiência.

Consulte conhecidos, procure recomendações e comentários em redes sociais. Quanto mais informação você tiver, mais seguro estará da sua decisão.

Comunicação

Se a empresa vende serviços de marketing digital, ela deve ter um marketing impecável, afinal, é o seu cartão de visitas. Então, a partir do site da agência, descubra quais são as plataformas que ela utiliza, se mantém uma comunicação constante com seguidores e clientes, se responde as perguntas de maneira ágil e se está constantemente atualizando as suas mídias sociais.

Se você gostar do trabalho feito, já será um bom passo dado rumo à escolha da agência de marketing digital certa. Mas não pare por aí.

Preço

É evidente que o valor que você vai pagar mensalmente para a agência é relevante. Mas não se apegue ao mais barato. Seja coerente e analise outros elementos, como os resultados que ela pode te trazer, os serviços prestados, as facilidades que concede e o atendimento.

Em um mercado no qual é possível abrir empresas cada dia mais rápido, temos diversos tipos de agências oferecendo praticamente o mesmo serviço. Mas a qualidade, a seriedade e a capacidade de gerar resultados devem ser sempre mais importantes do que o preço. As vezes o barato sai caro, não é mesmo?

Time

Para finalizar a nossa conversa, procure conhecer o time que cuidará não só da sua estratégia de SEO mas também de todo o marketing da sua empresa. Mesmo que seja por meio de uma conferência via Skype, saiba quem são os profissionais que estarão por trás da sua estratégia.

Uma aproximação de qualidade garante maior confiança, permite que você avalie a segurança das pessoas ao tratar dos temas que farão parte do seu dia a dia, como SEO, e-mail marketing e links patrocinados. O feeling continua sendo ótimo nesses momentos!

Agora que você já sabe tudo o que uma agência de marketing digital pode fazer por você e pelo SEO da sua empresa, é hora de começar a se aprofundar em outros temas. Assine a nossa newsletter e se mantenha informado!

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