Por: Fábio Medeiros Em: 17 de maio de 2019 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

Não importa se você trabalha com B2B ou B2C, certamente você está sempre buscando novas maneiras de melhorar as vendas da sua empresa.

Aumentar o desempenho das vendas é sempre um desafio. O mercado sofre influências de diversos aspectos e ficar parado ou tomar atitudes erradas podem colocar tudo a perder.

Para aumentar as vendas de uma empresa é preciso planejar e mensurar resultados, criando uma gestão de desempenho da equipe.

Em geral, existem 4 fatores principais que estão diretamente relacionados ao desempenho e que são fundamentais para gerar os resultados desejados:

  • Recursos e pessoas
  • Treinamento e motivação
  • Geração de leads
  • Organização

Manter uma equipe motivada, proporcionar treinamento e capacitação adequados e construir um sistema eficiente de geração de leads qualificados são etapas fundamentais para aumentar as vendas.

Vamos começar a conhecer esses fatores e descobrir como melhorar a estratégia de vendas da sua empresa.

Recursos e pessoas

Algumas pessoas possuem talento para vendas e esse é um início já que essas pessoas normalmente já possuem gosto por essa atividade e se motivam com as pequenas vitórias diárias. Mas o talento não é o principal e nem essencial para vender muito.

As técnicas de vendas podem ser aprendidas e quem se dispõe a segui-las consegue melhorar bastante seus resultados. É importante saber reconhecer as qualidades de cada colaborador e identificar a melhor forma de usá-las para alcançar os resultados desejados.

Envolver profissionais com diferentes capacitações pode ser decisivo em um processo de vendas, assim é possível construir a confiança necessária para concretizar a conversão.

Treinamento e motivação

Como falamos antes, talento não é o mais importante para desenvolver a capacidade de vendas de uma pessoa. O treinamento constante e a motivação superam o talento e tornam colaboradores excepcionalmente bons em vendas.

Uma equipe composta por pessoas bem treinadas e motivadas conseguem gerar excelentes resultados e colaboram com a lucratividade da empresa. Mas é preciso que essa equipe seja unida, não apenas do gerente de vendas, mas também entre si.

Um bom gerente de vendas deve acompanhar o desempenho individual de cada vendedor e estar disposto a ajudá-los a aumentar sua performance, oferecendo o suporte necessário.

Quando um vendedor precisa de ajuda, é responsabilidade de toda a equipe ajudá-lo para que ele consiga superar o seu desempenho e contribuir com o resultado geral da empresa.

Geração de leads qualificados

Um processo de venda eficiente exige planejamento e preparo para descobrir a melhor forma e momento de abordar o cliente, e como conduzir o cliente até a conversão.

Para isso é preciso fazer o trabalho de casa, estudar o perfil do público-alvo e, no caso de clientes empresas, é fundamental pesquisar sobre quem toma a decisão, para identificar a melhor forma de conduzir a conversa, otimizando a venda.

É importante descobrir como o seu produto ou serviço pode modificar o facilitar a vida do cliente.

O segredo da prospecção de sucesso é coletar o maior número de informações sobre os clientes que realmente interessam a empresa. Melhor do que falar com dezenas de clientes, e falar com aqueles que realmente têm interesse no seu produto ou serviço e que você sabe que têm capacidade de comprar.

Organização

Nenhuma empresa sobrevive por muito tempo sem organização interna. A gestão eficiente envolve o monitoramento constante e a mensuração de resultados. Os dados precisam ser claros e devem ser o mais transparente possível para a equipe.

Para isso a tecnologia pode contribuir através de um sistema de Gestão Empresarial ERP que facilita o registro e a organização das informações importantes da empresa em um só lugar.

Um sistema de gestão empresarial torna as tarefas mais eficientes e seguras, garantindo que tudo será registrado e compartilhado com as pessoas certas.

Com os módulos integrados é possível manter o controle de todo o processo de venda, assim como do controle de estoque, cadastro de clientes, notas fiscais eletrônicas emitidas, fluxo de caixa, recebimentos e pagamentos e muito mais.

O módulo de relatórios permite que o gestor gere relatórios personalizados em tempo real, facilitando assim o processo de tomada de decisões e também o acompanhamento dos resultados.

E os melhores sistemas de gestão empresarial possuem armazenamento em nuvem que permite o acesso de qualquer lugar ou em qualquer horário, através da internet.

Com essas dicas certamente você já tem uma ideia mais clara sobre como melhorar o processo de vendas da sua empresa. Aproveite essas informações e comece hoje mesmo o crescimento da sua empresa.

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