Por: Daniel Grazioli Em: 21 de fevereiro de 2019 Categoria: Mídias Sociais Comentários: 0

Como aumentar o alcance orgânico no Facebook? Esse é um grande desafio que as empresas enfrentam no marketing digital.

Se cada vez mais a rede social fecha o cerco para os posts não patrocinados, é preciso explorar formatos que têm mais poder no feed dos usuários. E um deles é o Facebook Live para empresas, sobre o qual vamos falar neste artigo.

A transmissão de vídeos ao vivo pelo Facebook permite que você aumente a proximidade com os seguidores, já que a interação pelos comentários acontece em tempo real. Além disso, o algoritmo da rede valoriza esse tipo de conteúdo, que conquista alcance e engajamento superiores aos outros formatos (links, textos, imagens etc.).

Porém apesar de ter bastante relevância, esse recurso ainda é pouco explorado pelas marcas. Então essa é uma boa oportunidade para se destacar e melhorar o desempenho da sua página.

Para conseguir isso é importante ressaltar: comece com um planejamento. De nada adianta fazer só por fazer, pois a sua marca precisa oferecer um conteúdo de valor para os seguidores, que contribua para a sua estratégia. E para isso, você deve saber quem é a sua persona, quais são os seus objetivos e como será a mensuração dos resultados.

Agora conheça as nossas 7 ideias para usar o Facebook Live para empresas dentro da sua estratégia:

1. Faça o lançamento de produtos

O lançamento de um produto é sempre estimulante para a empresa. Como, então, transmitir essa expectativa também para o público? Uma boa forma de conseguir isso é anunciar a grande novidade usando o Facebook Live.

No vídeo, você pode explicar como o produto funciona, quais foram as inspirações para desenvolvê-lo, qual benefício ele traz para os consumidores e como eles podem adquiri-lo. Mais legal ainda, é oferecer um benefício exclusivo (cupom de desconto, frete grátis, brinde etc.) para quem assistir à transmissão.

Você pode explorar esse recurso não só para o lançamento de produtos, mas também de eventos, cursos, e-books e outras novidades da empresa.

2. Crie um bate-papo para tirar dúvidas

O consumidor se sente valorizado quando a empresa se dedica para resolver a sua dúvida. Imagine, então, fazer isso ao vivo, diante de várias outras pessoas — ele se sentirá lisonjeado.

O Facebook Live permite que o público faça comentários no post do vídeo e que você responda em tempo real. Então uma transmissão de perguntas e respostas é uma forma de aumentar a proximidade com os seguidores e valorizar a sua participação.

Como um benefício adicional, você ainda fica sabendo quais são as dúvidas mais comuns do público, que podem ser respondidas mais profundamente em um e-book, em um post no blog ou até em uma nova live só sobre esse assunto.

3. Mostre os bastidores da empresa

Quem é fã de uma marca tem curiosidade de saber como ela funciona por dentro. Seja a sua empresa uma indústria, um portal de notícias, um e-commerce ou um restaurante, todo tipo de negócio pode mostrar como são os seus bastidores.

Então você pode apresentar a sua equipe, falar como funcionam os processos internos, mostrar a produção de um produto, entre outras ações. Tudo isso, é claro, sem entregar os segredos para a concorrência.

Dessa forma, o consumidor percebe a humanização da marca, o que gera uma identificação maior com ela.

4. Faça a cobertura de eventos

Se a sua empresa promove, patrocina, apoia, hospeda ou participa de um evento (como palestras, feiras, shows, jogos etc.), você pode transmiti-lo ao vivo pelo Facebook. Cuide apenas para não desvalorizar a experiência de quem pagou um ingresso e compareceu ao evento fisicamente.

Para evitar isso você pode transmitir apenas uma pequena parte do evento, só para dar uma amostra do que está acontecendo. Outra ideia é oferecer conteúdos extras aos seguidores, como entrevistas com palestrantes e participantes.

5. Entreviste uma personalidade

Se você conhece bem os seus clientes, deve saber sobre personalidades ou especialistas que eles admiram. Que tal, então, convidar uma dessas pessoas para ser entrevistada ao vivo na sua página do Facebook? Por exemplo, se você tem uma academia, poderia convidar um esportista conhecido da cidade.

Com essa ação a sua marca é extremamente valorizada pelos seguidores, que têm a experiência de assistir a um ídolo falando na sua página e ainda podem interagir em tempo real com ele. Como bônus, você ainda ganha visibilidade junto aos fãs e seguidores daquela personalidade, que possivelmente estão também atentos à transmissão.

6. Eduque os seus seguidores

O Facebook Live para empresas, também pode ser usado para amadurecer o conhecimento do consumidor sobre o seu negócio, produtos ou mercado de atuação.

Por exemplo, um restaurante pode ensinar uma receita aos seguidores, uma escola de marketing pode transmitir um webinar sobre a carreira na área, e uma empresa de software pode passar um tutorial sobre a sua ferramenta.

Em uma estratégia de inbound marketing, educar o público tem um papel fundamental: fazer o lead evoluir no funil de vendas, já que os consumidores precisam estar bem informados para tomar uma decisão de compra. Assim, com a transmissão ao vivo, você passa conhecimento e autoridade no assunto e desperta a confiança do público.

7. Crie engajamento com um Grupo do Facebook

O Facebook permite também que os vídeos ao vivo sejam transmitidos exclusivamente para um grupo da rede.

Se a sua empresa ainda não tem um grupo no Facebook, pense em criar um para os seus clientes VIPs ou para quem adquiriu determinado produto ou para discutir sobre o seu mercado de atuação.

Assim, você pode fazer transmissões para os integrantes do grupo, usando as ideias que já demos acima: lançamentos, dúvidas, bastidores, eventos, entrevistas ou webinars. A diferença é que a transmissão terá o toque da exclusividade para esse público.

Agora, aproveite essas dicas dentro da sua estratégia. Entenda quais ideias fazem sentido para a sua marca e o seu público. Ao alinhar com os objetivos e necessidades do negócio, o Facebook Live para empresas pode trazer ótimos resultados.

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