Por: Fábio Medeiros Em: 6 de junho de 2019 Categoria: Mídias Sociais Comentários: 0

As redes sociais se consolidaram como importantes canais de interação, comunicação e desenvolvimento de relacionamentos. Por isso, são algumas das mídias favoritas para se realizar ações de marketing, de captação de clientes e de fortalecimento da marca.

Porém, não basta fazer campanhas ou manter postagens constantes, pois é preciso saber analisar as métricas das redes sociais. Somente assim é possível ter ideia se os investimentos e esforços aplicados nesses meios estão gerando os resultados esperados.

Além disso, um trabalho estratégico de análise de cada social media pode gerar insights para novas campanhas, bem como ajudar na tomada de decisões mais precisas.

Quer saber mais sobre a importância de saber medir corretamente suas atividades nas redes sociais? Então continue lendo este post!

O que são métricas das redes sociais?

O marketing nas redes sociais depende de sua habilidade em criar conteúdo envolvente para seu público. Todavia, quando você não sabe por onde nem como começar a trabalhar, são altas as chances de gastar dinheiro e tempo desenvolvendo materiais que despertam pouca atenção dos seus potenciais consumidores.

Para evitar isso, é importante contar com uma ampla variedade de indicadores e ferramentas que orientem a criação de posts, peças digitais e outros conteúdos.

É preciso entender que as campanhas e publicações bem-sucedidas de marketing nas redes sociais são o resultado de avaliações consistentes de métricas, as quais fornecem informações úteis sobre o desempenho de suas publicações.

Quando você sabe quais métricas usar (índices, níveis, taxas etc.), fica mais fácil realizar ajustes para otimizar peças digitais, além de produzir conteúdos que gerem maior impacto em seu público.

Veja alguns exemplos de métricas das redes sociais:

  • análise de engajamento em uma rede social;
  • análise de crescimento em uma rede social;
  • análise competitiva de perfis de redes sociais (para avaliar concorrentes);
  • número de curtidas em postagens;
  • e quantidade de visualizações em vídeos.

O que são as métricas de vaidade?

É importante destacar que nem toda métrica de rede social é útil para propósitos profissionais e corporativos, especialmente as chamadas métricas de vaidade. Elas podem ser descritas como informações coletadas, acompanhadas e analisadas por profissionais, mas que não colaboram com a tomada de decisão.

Elas também nem sempre indicam se uma campanha está gerando os retornos esperados por um negócio, mesmo que pareçam positivas. Normalmente, essas métricas estão relacionadas a números de amigos, seguidores, visualizações de publicações etc.

Saber a quantidade de curtidas em um post no Facebook é bom. Porém, mesmo que ele tenha milhares delas, nem sempre isso é útil para o negócio. Muitas vezes, os likes vieram não pela mensagem do conteúdo, mas por causa da imagem usada.

Essas métricas recebem essa denominação porque, em geral, servem mais para a vaidade das pessoas e marcas. Afinal, saber que seu vídeo teve 100 mil visualizações é algo que traz certa satisfação mesmo que, desse número, quase ninguém comprou o produto que estava sendo divulgado.

A taxa de cliques é outro indicador do tipo. Ter muitas pessoas clicando em seus links nas redes sociais e indo para seu site mostra que algo está dando certo. Contudo, se o tempo de permanência é baixo e se não há quase conversões, é sinal de que essa quantidade não adianta muito. É preciso ver se o post está alinhado com o que é oferecido no site e se isso condiz com o que o público espera.

Downloads de aplicativos também podem se tornar uma métrica de vaidade. Ter um alto número de pessoas baixando seu app não significa muita coisa se boa parte o desinstala minutos depois, se não há tantos cadastros e tampouco pessoas pagantes por ele — caso trabalhe com uma versão paga.

Por que você deve se afastar das métricas de vaidade?

Apesar de ser bom aumentar o número de fãs da página do seu negócio no Facebook, de seguidores no Twitter e de visualizações do YouTube, é ainda mais importante focar na qualidade do público.

É necessário avaliar se essas pessoas são comprometidas, se se engajam nas publicações, se boa parte delas vira consumidor dos produtos/serviços da sua marca etc. Para isso, é preciso escolher bem as métricas das redes sociais que for usar para obter uma análise mais detalhada.

Isso possibilita alinhar os objetivos da sua empresa com suas ações nas redes sociais, evitando apenas números elevados que de nada adiantam para o que você procura.

Quais são as vantagens de ter uma análise de métricas?

A principal vantagem de ter uma análise de métricas em redes sociais é a qualidade das informações obtidas, as quais podem orientar a tomada de decisões dos gestores comerciais, de marketing e do atendimento. Além disso, dá para:

  • saber quais ações que geram resultados de modo a serem reforçadas;
  • descobrir quais os custos das campanhas e o Retorno sobre Investimento (ROI) que elas geram;
  • identificar como as pessoas reagem às publicações da empresa;
  • mensurar os resultados reais das campanhas;
  • notar quando estão mais propensas a comprarem com o negócio.

Como fortalecer sua análise de métricas?

Para fortalecer sua análise de métricas, é preciso analisar diversos fatores, como orçamento disponível, objetivos a curto, médio e longo prazo, necessidades e exigência da empresa, entre outros. Após isso, você pode usar as ferramentas de medição e monitoramento que as próprias redes sociais oferecem.

Por exemplo: o Twitter Analytics é capaz de informar impressões de tweet, menções à marca, visitas de perfil, entre outros dados. Já o Facebook Insights entrega métricas sobre as publicações feitas em sua página, como a quantidade de postagens de pessoas alcançadas, reações obtidas, número de compartilhamentos de cada post etc.

O LinkedIn, por sua vez, permite analisar dados analíticos sobre as páginas da organização, como demografia de seguidores e envolvimento de suas postagens. Cada rede social que você usar provavelmente possui seus instrumentos de mensuração de dados. Por isso, vale a pena aprender a utilizá-las.

Para avaliações mais aprofundadas, há ferramentas adicionais disponíveis na web, que podem entregar desde comparativos de resultados em diferentes redes sociais até análises de concorrentes.

Elas ajudam a descobrir quais plataformas operam melhor para o seu negócio de modo a maximizar seus esforços, permitindo que reforce suas campanhas nas que mais dão resultados e diminua nas que não entregam bons retornos.

Qual é a importância de ter uma equipe especialista em social metrics?

Para garantir o avanço positivo das suas ações de marketing nas redes sociais, é essencial contar com uma equipe especialista em social metrics.

Com um grupo de profissionais experientes na área será possível escolher mais acertadamente as métricas a serem usadas, além de obter informações mais detalhadas e alinhadas com os propósitos da sua empresa.

Também dá para diminuir o tempo necessário de aprendizado em relação às ferramentas de análises entregues pelas redes sociais e por outras entidades que atuam nesse campo. Desse modo, o negócio já pode começar suas campanhas de forma otimizada.

Saber escolher e avaliar as métricas das redes sociais, é fundamental para todo empreendimento que deseja obter sucesso no ambiente on-line, um dos que mais cresce ano a ano. Esses instrumentos podem ajudar a empresa a aproveitar oportunidades e entender melhor o seu público-alvo.

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