Por: Daniel Grazioli Marques Em: 28 de Fevereiro de 2018 Categoria: Links Patrocinados Comentários: 0

Em qualquer campanha que envolva o uso de anúncios pagos no Google, o acompanhamento das métricas do Adwords é essencial. Algumas pessoas ainda acreditam que marketing digital faz mágicas, basta você anunciar e os clientes aparecem. No entanto, não é bem assim!

O marketing digital demanda muito trabalho para fazer com que os resultados cheguem! O acompanhamento das métricas é, portanto, uma etapa essencial desse processo!

Por isso, preparamos este post especialmente para explicar as principais métricas, ensinar a como calculá-las e explicar o que elas dizem a respeito da sua campanha! Confira!

Custo por conversão

Esse é basicamente o cálculo de quanto custa para fazer com que seu público se mova por seu funil de vendas, ou seja, não é necessariamente a conversão de um cliente em potencial para um cliente.

Você pode medir a taxa de conversão dos seus propects em leads qualificados e, nesse último, em clientes de fato. Então uma fórmula mais genérica do custo por conversão pode ser:

Custo por conversão = (custo total das ações de marketing e publicidade) / (número de convertidos)

É, portanto, uma métrica crucial para o sucesso de qualquer campanha de marketing. Obviamente, a diferença entre sua Receita por Conversão e Custo por Conversão é o seu lucro! Reduzir o seu custo por conversão abre portas e oferece opções como comerciante.

Cliques

Quando alguém clicar em seu anúncio, como no headline de um anúncio de texto, o Google AdWords conta isso como um clique. Normalmente, quanto mais cliques melhor, pois isso significa que mais pessoas estão chegando ao seu site a partir dos anúncios.

Os cliques podem ajudá-lo a entender o quão o seu anúncio é atraente para as pessoas que o veem. Por exemplo, os anúncios relevantes e altamente direcionados são mais propensos a receberem cliques.

Taxa de cliques

A taxa de cliques (CTR) é uma das métricas do Adwords mais importantes e representa a força vital de qualquer boa campanha no Google AdWords. Ela é facilmente calculada, bastando dividir os cliques pelo número de pessoas que visualizaram seus anúncios, sem necessariamente ter clicado neles.

A CTR pode ser usada para ajudá-lo a determinar a qualidade de suas imagens, do posicionamento e da palavras-chave. Ela ajuda a avaliar o quão bem você está se comunicando com os usuários e pode auxiliar na determinação da relevância e da eficácia da sua campanha.

Uma alta proporção de cliques para impressões de anúncios é uma indicação de que você está direcionando para o público certo com palavras-chave e texto do anúncio adequados, e esses usuários estão respondendo ao clicar em seu site — ao passo que uma CTR baixa está indicando que há alguma desconexão entre você e seu público.

Por fim, a CTR é relativa à sua concorrência. Se seus concorrentes tiverem uma CTR de 2% e seus anúncios tiverem uma CTR de 5%, você tem anúncios mais convincentes. Se seus concorrentes tiverem uma CTR de 5% e você tiver uma CTR de 2%, seus anúncios precisam ser melhorados.

Percebeu como é importante acompanhar as métricas de sua campanha? O trabalho de marketing digital e, principalmente, de Adwords precisa de uma estratégia impecável e ela implica seguir de perto as métricas do Adwords. Afinal, você pode estar gastando muito em investimento, sem atingir a reflexão em resultados. Tudo isso que falamos aqui garante que cada centavo gasto terá se convertido em mais clientes e, portanto, mais lucro para sua empresa.

Quer entender melhor como podemos ajudar a fazer uma campanha que realmente reflita em ganhos para a sua empresa? Não deixe de entrar em contato conosco!

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Trackback URL: http://agenciamulticom.com.br/site/metricas-do-adwords-como-mensurar-os-resultados-da-sua-campanha/trackback/