Por: Fábio Medeiros Em: 19 de outubro de 2018 Categoria: Inbound Marketing Comentários: 0

Uma das principais vantagens de se utilizar o marketing digital está na sua capacidade de gerar novos contatos e oferecer soluções apropriadas para a qualificação de leads. Afinal, quando a autoridade da sua empresa cresce, a quantidade de interessados também aumenta.

Nesse contexto, enquanto a equipe de vendas consegue se comunicar com todos os contatos gerados, não há problemas. Ou seja, a dificuldade virá quando o time de vendas não conseguir se comunicar com todos eles.

Ao se deparar com essa situação, você deverá dar um novo passo e decidir entre contratar mais funcionários ou qualificar os leads para que a equipe de vendas entre em contato apenas com aqueles que cumpram determinados requisitos.

Quer entender mais sobre a qualificação de seus contatos, sua importância e como uma agência pode auxiliá-lo nisso? Continue a leitura e descubra!

O que é qualificação de leads?

De acordo com a metodologia Inbound, a qualificação inicia no momento em que os interessados iniciam a sua relação com a empresa — normalmente utilizando o e-mail marketing.

Antes disso, a escolha do material utilizado para captar a atenção deles influenciará na qualidade da sua base. Se sua empresa desenvolver materiais para tirar dúvidas e objeções da sua persona (representação semifictícia do seu cliente ideal), por exemplo, a probabilidade de que eles sejam mais qualificados aumentará muito.

O motivo é simples: eles entenderão melhor o que você oferece e já saberão da necessidade da aquisição. Sobretudo, a qualificação é fundamental para que você defina quais pontos devem ser mais trabalhados na sua estratégia.

Normalmente, há 3 possibilidades, com os leads podendo ser:

  1. trabalhados pelo marketing;
  2. transferidos para setor de vendas;
  3. descartados ou desqualificados.

Qual é a importância?

Como já vimos, qualificar seus contatos poderá trazer uma série de benefícios para a sua empresa. São eles:

  • concentrar os esforços do time de vendas naqueles leads que realmente estejam preparados para a compra;
  • diminuir eventuais gastos com públicos que não tenham o perfil da empresa;
  • saber em quais áreas se concentram e quais são as dificuldades dos leads para chegarem à conversão;
  • investir diretamente nas áreas que são mais carentes na empresa.

Para que você tenha acesso a todos esses benefícios, é importante que você entenda os critérios utilizados para qualificá-los.

Quais são os critérios?

Selecionar os melhores contatos e melhorar a eficácia da sua equipe de vendas requer que a empresa analise dois aspectos importantes: o perfil da corporação e as intenções de compra.

Vale lembrar que esses dois pontos não devem ser vistos individualmente.

Primeiramente, entenda que o lead em melhor condição de ser transferido ao setor de vendas é aquele que possui o perfil que a empresa deseja e já está na etapa de avaliar e comprar.

Esse tipo de interessado já entendeu os motivos que justificam a aquisição do seu serviço ou produto e também ponderou a respeito. Ele está pronto para ser contatado.

Por outro lado, há aqueles que possuem o perfil ideal traçado por você, mas ainda não estão no momento da compra. Eles estão entendendo como seus produtos podem ajudá-los ou ainda consideram opções. Nesse caso, o mais indicado é continuar a nutri-lo com conteúdo que seja útil para consolidar sua decisão.

Por fim, há ainda os que não possuem o perfil desejado. Dessa forma, eles não chegarão à compra. Por isso, não se preocupe em abandoná-los.

Como uma agência pode auxiliá-lo?

Parece complicado colocar tudo isso em ação? Realmente pode ser! Por isso, contar com agências para ajudá-lo em todo o processo é uma solução que deve ser considerada. Assim, você terá a real garantia de que os leads serão nutridos e encaminhados no momento certo.

Entenda em detalhes como uma agência pode ser útil para sua estratégia:

Conhecimento da área

As agências possuem vasto conhecimento da área de marketing. Mais do que isso, possuem experiência em como nutrir os leads em cada fase de compra. Por fim, sabem o momento exato de enviá-los para que seu time de vendas entre em contato.

Domínio das ferramentas

Além do conhecimento, elas possuem profissionais com domínio das principais ferramentas. Com elas, todo o processo de qualificação da sua lista fica muito mais fácil, trazendo melhores resultados. Assim, seu trabalho será mais objetivo.

Além disso, muitas delas automatizam todo o trabalho, avaliando cada interessado de acordo com o perfil que devem possuir e com o engajamento. Dessa maneira, é possível medir o quanto eles já estão disponíveis para o contato.

E como as agências dominam tais ferramentas, você poderá utilizá-las mais facilmente, não havendo a necessidade de estudar manuais ou perder tempo pesquisando como implementar.

Melhores métodos

Ainda que qualquer pessoa possa identificar boas metodologias para entender e classificar seus interessados, as agências possuem essas informações consolidadas.

Afinal, além de participarem de seminários, cursos e reuniões sobre o assunto, possuem experiência para utilizar aquilo que trará os melhores resultados, especificamente para as suas campanhas.

Análise em tempo real

Normalmente, os empresários e gerentes de marketing de pequenas empresas não possuem tempo para verificar diariamente como estão os seus contatos.

Esse é um dos principais motivos para que a sua empresa invista em uma agência. Como eles estão à sua disposição, os resultados serão mais rápidos. Assim, você poderá aproveitar as melhores oportunidades com velocidade, evitando que o interesse se converta em compra com os concorrentes.

Apresentação de relatórios

Um grande problema que as empresas enfrentam é não saber quais são os objetivos e os resultados já alcançados. Seus leads estão aumentando ou diminuindo com o tempo? Você sabe? Qual é o número de interessados contatados que adquiriram seus produtos ou serviços?

Saiba que é fundamental ter esses dados sempre em mãos, pois não dispor dessas informações faz com que sua empresa atire no escuro, não sabendo ao certo qual é a estratégia e quem está atingindo.

Nesse sentido, as agências entregam relatórios demonstrando quais foram os resultados obtidos, apontando se houve melhora ou piora e quais são os caminhos para que o objetivo seja cumprido. Caso ainda não exista uma meta, ela auxiliará a instituição desde o início. Assim, a empresa poderá ficar tranquila quanto às ações de marketing.

Por meio deste artigo, você viu como qualificar os seus contatos vai ajudar a sua empresa a poupar tempo e dinheiro. Portanto, é hora de pensar em formas de instruí-los e verificar se as pessoas interessadas possuem o perfil desejado e se já estão na fase de compra.

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