Por: Daniel Grazioli Em: 24 de agosto de 2018 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

Planejar é escolher, definir, detalhar, priorizar e organizar. Ou seja, atividades cotidianas, porém, essenciais em empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Com elas, é possível ter o seu negócio no controle e saber quais os melhores caminhos a seguir.

E como você tem planejado na sua empresa? Se esse ainda não é um costume na sua rotina, continue lendo este artigo e os seus tópicos a seguir e saiba mais sobre planejamento empresarial: porque e como fazer?

  • O que é planejamento empresarial
  • Porque planejar a sua empresa
  • Como fazer planejamento competente

O que é planejamento empresarial

O planejamento empresarial é uma ferramenta que deve estar presente no dia a dia de todas as empresas, desde quando as portas foram abertas pela primeira vez. No entanto, quem ainda não tem o seu pode desenvolvê-lo o quanto antes.

Trata-se de planejar, ou seja, pensar antecipadamente tudo o que deve ser feito. O planejamento empresarial também inclui pesquisa, para saber como cada atividade pode ser feita com maior eficiência, responsáveis, prazos, etc.

Além disso, ele é necessário tanto para as tarefas mais corriqueiras quanto para as grandes decisões a respeito dos novos rumos que o seu negócio vai tomar. Também pode ser dividido em três tipos:

  • Planejamento estratégico;
  • Planejamento tático;
  • Planejamento operacional.

O planejamento estratégico consiste no que você planeja como um todo para a sua empresa, em uma visão mais ampla do seu negócio. Portanto, é o plano que se tem no longo prazo, incluindo objetivos que você deseja que o seu empreendimento alcance.

Já o planejamento tático consiste em estipular as metas adequadas e que devem ser realizadas no médio prazo para atingir os objetivos traçados para o longo prazo. Ou seja, é aquilo que deve ser feito, a forma como a sua equipe deve trabalhar, incluindo, os valores da sua marca.

Enquanto isso, o planejamento operacional se trata do modo como as tarefas cotidianas devem ser desempenhadas, a quais ferramentas a sua equipe vai ter acesso no curto prazo para atingir metas e alcançar objetivos. Para tanto, é preciso ter recursos eficientes.

Um bom exemplo é o sistema de gestão empresarial online, que ajuda na rotina do seu escritório, facilitando a tarefa de toda a sua equipe. Para tanto, ele faz uso da automação comercial para ajudar no controle financeiro, estoque, vendas, etc.

Porque planejar a sua empresa

Como você pode imaginar, quando são feitos os planejamentos empresariais, existem muitas vantagens no curto, médio e longo prazo. No curto, as atividades são executadas com mais qualidade e rapidez, sem dar espaços para os erros.

No médio e longo prazo, a sua empresa atinge as metas e objetivos propostos, aumentando a conversão de vendas, fidelização dos clientes, lucro, prestígio, confiança e credibilidade no seu segmento de mercado.

Além disso, ao fazer o planejamento da sua empresa, você evita os erros que fazem tantas empresas fecharem todos os anos. Entre elas, não ter uma visão realista da situação, não ter o controle das finanças do negócio e não saber o que fazer em meio às surpresas e estabilidades.

Afinal, tudo está organizado, contribuindo com o sucesso do seu empreendimento, sendo que você pode ainda ter um plano B para quando surgirem possíveis imprevistos.

Como fazer planejamento competente

Para fazer o planejamento competente e completo existem técnicas consagradas, como a denominada Ciclo PDCA, que, no português traz as palavras:

  • Planejar
  • Fazer
  • Controlar
  • Agir

Ou seja, além de planejar, no próprio planejamento, deve constar não só a execução como o controle, para verificar se está tudo conforme o imaginado. E agir para realizar as mudanças necessárias quando preciso.

É importante ainda definir a missão, visão e valores da empresa, que ajudam a deixar toda a equipe a par da maneira como você deseja que a sua empresa prospere. E mais, deve constar no seu planejamento empresarial o seguinte:

  • Atividades e produtos do seu negócio;
  • Público-alvo;
  • Prazos para as tarefas a serem realizadas;
  • Responsáveis por cada atividade;
  • Recursos disponíveis;
  • Formas de avaliação posteriores.

Pode parecer muita coisa para fazer e é. Porém, com organização é possível incluir tudo isso na rotina do seu negócio. O sistema ERP online, um sistema de gestão empresarial, focado na automação comercial se torna um grande aliado.

Ele informatiza os dados, conecta os setores e torna os processos automáticos, como é o caso do GestãoClick.

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Trackback URL: http://agenciamulticom.com.br/site/planejamento-empresarial-porque-e-como-fazer/trackback/