Por: Daniel Grazioli Em: 29 de novembro de 2018 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

O varejo espera pelas datas comemorativas durante o ano e investe pesado para aproveitar o estímulo às compras que os festejos costumam gerar.

Mas algumas empresas apenas “passam” por esses momentos e acabam não aproveitando essas oportunidades, muitas vezes por não terem se preparado adequadamente.

Como estamos nos aproximando de datas bastante propícias ao consumo, a Black Friday e as festas de final de ano, vamos dar algumas dicas para que você consiga se preparar com antecedência e aproveitar o aumento nas vendas, nesse ano e, principalmente nos próximos anos.

Antecipação de estoque

Sem dúvida a sazonalidade e a previsibilidade das datas facilitam as negociações com os fornecedores, mas para isso é preciso se antecipar e começar ainda na baixa procura.

A época ideal para negociar produtos de natal, por exemplo, é no primeiro semestre, para assim encontrar preços bastante atrativos e não correr riscos de atrasos com a entrega ou falta de mercadoria.

Para esse ano, essa dica já não é válida, mas você pode colocar em prática para o próximo período de festas.

Entenda quem é o seu consumidor

Uma diferença importante das vendas de Natal, que muitas vezes não é considerada é que, na maioria das vezes, a pessoa compra produtos para um amigo ou familiar, e não para si mesmo.

Sendo assim, o vendedor tem papel ainda mais importante na venda e precisa estar atento para identificar as características que o seu cliente descreve do presenteado para ajudá-lo na escolha.

Às vezes o comprador não faz parte do seu público-alvo, e nem conhece sua empresa, e essa também pode se tornar uma ótima oportunidade para divulgar e ampliar sua base de clientes.

Vendas on-line

Se o seu negócio também tem vendas online, você pode desenvolver uma estratégia em seu site que ajude seu cliente a encontrar produtos relacionados à data.

Você pode criar categorias de presentes separadas por idade, gênero, estilo de vida, e assim, incentivar o comprador a encontrar o melhor presente. Usar estratégias de sugestão de produtos complementares também é bastante válido nessa época e pode ajudar sua empresa a realizar vendas com ticket médio mais elevado.

Não se esqueça de que nessas datas festivas o número de acessos ao site costuma aumentar consideravelmente, ainda mais se você fizer uma boa divulgação e oferecer boas ofertas. Então garanta que tudo irá funcionar adequadamente.

Cuidados com a ambientação

A sua loja, virtual ou física, precisa estar ambientada para a data comemorativa.

Pense em uma comunicação visual atrativa utilizando os produtos adequados para a data: roupas brancas para o réveillon, presentes masculinos para o dia dos pais, brinquedos para o dia das crianças e assim por diante.

Essa ambientação favorece compras de última hora, por impulso, e aumentam as vendas.

Atenção às promoções

As datas comemorativas disputam a atenção dos consumidores e pode ser uma excelente forma de tornar sua empresa mais conhecida. Pense em boas ofertas, pesquise a concorrência e tente se destacar.

Alguns benefícios como frete grátis, parcelamentos com prazos maiores, cupons de desconto, concursos, etc, podem atrair pessoas que talvez não conhecessem seus produtos e acabar criando um vínculo que pode gerar vendas em outros momentos, caso ele tenha uma experiência positiva.

Comunicação

Outro ponto importante muitas vezes ignorado pelas empresas. Avise que você está preparando ofertas especiais para a data comemorativa para que as pessoas considerem sua loja como uma alternativa de compra e aguardem suas promoções.

Esse aviso pode ser pelas redes sociais, e-mail, pelos próprios vendedores ou através de comunicação visual.

Utilize a tecnologia para facilitar a gestão

Com tantas preparações, o período das vendas precisa funcionar perfeitamente, principalmente para evitar filas e problemas com o atendimento e controle de estoque.

É importante contar com um sistema que simplifique a gestão da empresa, desde a venda, pagamento e estoque, mas também o acompanhamento e a avaliação posterior dos resultados.

Com um software de gestão empresarial ERP é possível gerenciar todos os recursos da empresa facilmente, identificando a quantidade de cada produto em estoque, realizando pedidos, pagamentos e realizando a emissão de notas fiscais com rapidez, e organizando todas essas informações de forma clara e simples, para que o gestor acompanhe os resultados e possa avaliar as ações positivas e negativas.

Siga essas dicas e prepara sua empresa para faturar muito mais com as datas comemorativas do ano.

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