Por: Daniel Grazioli Em: 26 de junho de 2017 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

Apesar de o AdWords ser uma plataforma de publicidade muito eficiente, algumas empresas se frustram com os resultados das suas campanhas. É bastante comum encontrar pessoas insatisfeitas com a performance dos anúncios nessa mídia.

Isso acontece em boa parte das situações, devido à falta de conhecimento sobre a plataforma. Em função desse amadorismo, muitos negócios jogam fora, diariamente, inúmeras oportunidades de aumentar as vendas. Ou seja, as marcas perdem muito dinheiro quando não estão devidamente preparadas para anunciar no Google AdWords.

Afinal de contas, anunciar nessa mídia pode trazer um retorno muito alto, pois as pessoas que serão impactadas estão mais próximas da decisão de compra. Desse modo, se os consumidores já estão no fundo do funil, de acordo com a metodologia do Inbound Marketing, as chances de gerar negócios são muito maiores do que em qualquer outro veículo.

Outra vantagem em investir no AdWords é que o lance disponível (o valor pelo qual você se disponibiliza a pagar para anunciar com uma determinada palavra-chave) não é o único fator determinante para um anúncio aparecer em destaque. Assim, pequenas empresas disputam de igual para igual com grandes marcas.

Para anunciar no Google AdWords de forma efetiva, é preciso se deparar com algumas questões. A seguir, apresentamos os principais desafios que devem ser superados ao criar uma campanha.

A necessidade de planejar para anunciar no Google AdWords

A realidade de várias empresas de diferentes portes e segmentos é viver no imediatismo. O curto prazo é altamente valorizado, mas elas são incapazes de pensar no aumento do ROI em longo prazo. Com o AdWords não é diferente: as marcas imaginam que tudo começa com a criação de um anúncio. No entanto, o início de tudo é o planejamento.

Qualquer ação bem-sucedida de marketing digital necessita de planejamento. Nesse sentido, o ato de colocar no papel os principais objetivos, as estratégias necessárias e as metas importantes para o negócio é fundamental. Antes de iniciar uma campanha, é preciso identificar todos esses elementos.

Dentre os resultados esperados, podemos destacar o aumento do tráfego de um site e o crescimento das vendas de produtos e serviços.

O desconhecimento sobre as palavras-chave potenciais

Um equívoco muito comum entre as empresas é escolher os termos da campanha com base em suposições. Por essa razão, os anúncios não são acionados a cada nova pesquisa e o resultado é praticamente nulo. Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, é preciso entender pelo que a sua persona digital procura no mecanismo de busca.

Para isso, no próprio Google AdWords é possível consultar o volume de pesquisa e a concorrência de cada palavra. É importante utilizar o feeling do negócio, mas os dados são indispensáveis para tomar decisões estratégicas especialmente nessa plataforma.

Quanto mais específicas forem as palavras, melhor. Além disso, selecionar os termos com alto volume de busca e baixa concorrência é o ideal. Para ajudar você nessa tarefa, o Google Trends é uma ferramenta muito interessante para observar as tendências de pesquisa das palavras-chave mais relevantes para um negócio.

A necessidade de conhecer todos os recursos que o AdWords oferece

Mais importante do que sair criando uma campanha no AdWords é entender, de fato, quais são os recursos que a plataforma oferece — o desconhecimento dessas possibilidades pode ser um caminho para o fracasso. Sendo assim, é fundamental conhecer, por exemplo, todas as opções de segmentação para potencializar uma campanha.

Muitas empresas não sabem que é permitido agendar os anúncios, por exemplo. É possível observar os dias e horários que têm maior audiência para exibir a publicidade. Ou, ainda, criar anúncios para as pessoas que estiverem pesquisando de um celular e estiverem geograficamente perto do estabelecimento.

São muitas possibilidades para atingir a pessoa certa e, sobretudo, no momento perfeito. O AdWords é uma das poucas mídias que oferecem essa oportunidade de alcançar o consumidor no instante em que ele decide comprar.

Dificuldade em otimizar a campanha

O principal benefício de anunciar no ambiente digital é a possibilidade de medir os resultados em tempo real. Com isso, a empresa consegue aprimorar as suas estratégias e maximizar o retorno sobre o investimento. No entanto, um erro comum entre as empresas é não mensurar o desempenho das campanhas.

Analisar os relatórios disponibilizados pela plataforma é indispensável para obter sucesso no AdWords. Por meio deles, é possível observar, por exemplo, os termos de pesquisa digitados pelo seu público-alvo. Assim, a empresa vai descobrir quais são os termos buscados pelas pessoas que estão acionando a exibição dos anúncios, mas não têm a menor relação com o negócio.

Desse modo, a empresa evita gastos desnecessários, adicionando esses termos à lista das chamadas palavras-chave negativas.

A falta de conhecimento sobre o índice de qualidade dos anúncios

Conforme citado no início desse texto, o valor disponível para investir em uma palavra não é suficiente para destacar um anúncio. Alguns aspectos compõem o índice de qualidade e isso influencia diretamente na classificação de um anúncio e no valor do CPC (custo por clique, que determina, junto a outros fatores, o valor gasto em uma campanha de AdWords).

Sabemos que, quanto melhor for a experiência do usuário com o seu anúncio, maiores são as chances de pagar menos por ele. Um dos fatores mais importantes para definir a qualidade de um anúncio é a experiência da página de destino. De nada adianta criar uma publicidade relevante e direcionar as pessoas para um site ruim.

Por isso, muitas empresas perdem, mais uma vez, a oportunidade de fechar uma venda. Uma página de baixa qualidade impede o sucesso com o AdWords e com a atração de clientes de forma geral. Afinal, as pessoas estão em busca de informações facilitadas em um layout totalmente intuitivo e responsivo, ou seja, compatível com dispositivos móveis.

Ficou claro que anunciar no Google AdWords é uma excelente estratégia para alcançar vários objetivos do negócio de forma mais rápida? Dentre as mídias online disponíveis, a plataforma está entre as mais efetivas em curto prazo. No entanto, para atingir resultados expressivos, é preciso ter disponibilidade de tempo para aprender sobre a ferramenta ou, então, contratar uma agência de marketing digital para cuidar disso.

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