Por: Daniel Grazioli Em: 14 de setembro de 2018 Categoria: E-commerce Comentários: 0

A preocupação com a experiência do usuário (UX, ou User eXperience) no seu e-commerce é a mais legítima tentativa de recriar as sensações que ele teria se fosse uma loja física.

Se essa frase não fez muito sentido para você, repare nos elementos que fazem com que uma visita a um estabelecimento comercial seja uma experiência agradável. Aspectos como a organização dos produtos, a facilidade de encontrar o que você deseja, o bom atendimento do vendedor e a rapidez no processo de fechar a compra são muito importantes para satisfazer o consumidor.

Por isso, neste post vamos entender o que é exatamente uma boa experiência do usuário e como ela impacta nas vendas de um e-commerce. Acompanhe!

O que é uma boa experiência do usuário em e-commerce?

Designamos a experiência do usuário como um conjunto de características que têm a ver com design, desenvolvimento web e comportamento de navegação do consumidor. Todos esses aspectos devem trabalhar juntos para facilitar o usuário a cumprir seus objetivos dentro da loja virtual sem obstáculos e da maneira mais simples possível. Mas como saber se o seu site tem uma boa experiência do usuário?

Para isso, é preciso se colocar no lugar dos consumidores. Veja estas 7 perguntas que podem guiá-lo nessa tarefa de avaliar o seu e-commerce:

  1. É fácil para uma pessoa que entra no site pela primeira vez entender o que é possível fazer e comprar nele?
  2. Há clareza sobre qual é a variedade de produtos ou se existe uma especialidade em determinados artigos?
  3. Os usuários conseguem encontrar o que desejam sem muito esforço (há categorias e subcategorias com uma hierarquia bem definida e um campo para busca)?
  4. A velocidade de carregamento das páginas é confortável (especialmente para quem tem uma conexão lenta ou acesso móvel)?
  5. Há recursos que ajudam o cliente a se sentir seguro na sua loja virtual (a loja deve contar com certificado digital e ser transparente sobre a política de armazenamento de dados)?
  6. A ampliação de imagens, botões de adicionar no carrinho, formulário de cadastro, processo de pagamento e outras funcionalidades do site cumprem o esperado tanto em dispositivos desktop quanto mobile?
  7. O que o seu site tem que mantém seus usuários nele e não os faz procurar por um concorrente?

Agora que você sabe o que é uma boa experiência do usuário, vamos compreender por que ela é importante para o seu e-commerce.

Por que a experiência do usuário é importante para o e-commerce?

A experiência do usuário tem implicação direta sobre as vendas de um e-commerce. Se o seu site demora a carregar ou se algo nele não funciona como deveria, as chances de os usuários se frustrarem e procurarem outra loja são consideráveis.

Só para você ter uma ideia, segundo a pesquisa Consumer Barometer — realizada pela Google —, no Brasil, 38% das pessoas que tiveram problemas ao acessar um site via smartphone tentam encontrar outro site que funcione melhor.

Em um e-commerce, seria uma quantidade razoável de visitantes que poderiam virar leads ou quem sabe clientes, mas devido a uma má experiência, se tornaram uma oportunidade perdida.

Vejamos então os benefícios de oferecer uma boa UX:

Melhore a satisfação do cliente

Pensar na experiência do usuário é pensar na satisfação do cliente. Um cliente satisfeito tem mais confiança na sua marca e se sente confortável em comprar com você. São essas sensações que você deve ter em mente ao oferecer uma navegação intuitiva, mais clareza de informações e funcionalidades úteis e livres de erros.

Quando o cliente percebe que oferecer uma boa experiência é uma prioridade para a sua empresa, são boas as chances dele se tornar um comprador recorrente. No futuro, pode ser até que ele se converta em um evangelizador da marca, divulgando a sua loja para amigos e familiares espontaneamente.

Fique bem posicionado no Google

A otimização de um site para mecanismos de busca envolve uma série de técnicas e estratégias para melhorar o seu posicionamento em buscadores como o Google. Entre essas práticas está justamente o cuidado com a experiência do usuário.

Além de uma boa UX contribuir para um posicionamento interessante nas buscas em geral, vale lembrar que o Google dá preferência para sites compatíveis com dispositivos móveis nas buscas realizadas de aparelhos desse tipo.

Sem contar que o smartphone já é o meio preferido de acesso à internet no Brasil. Segundo o estudo da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e do Instituto Ipsos, 69% dos brasileiros que acessam a internet o fazem pelo smartphone.

Então, é essencial que o seu e-commerce esteja preparado para esses equipamentos e apresente um design responsivo. Responsividade é a capacidade de um site ou aplicativo se adaptar ao tamanho da tela do usuário, garantindo uma boa experiência independentemente do dispositivo.

Aumente as vendas

Como já explicamos, uma experiência do usuário pobre afasta os visitantes do seu site. Isso já é grave, mas pode ser ainda pior, porque esses usuários provavelmente nunca mais vão voltar.

Para evitar que isso aconteça, facilite as tarefas necessárias para finalizar um pedido no seu e-commerce. Pense em recursos como:

  • reduzir ao máximo o número de passos para concluir uma compra;
  • dar a opção de fazer uma compra mesmo só com os dados essenciais, sem necessitar de um cadastro no site;
  • oferecer a alternativa de configurar a compra com um clique.

Dessa forma, seus clientes ficarão mais à vontade na hora de comprar e não pensarão duas vezes quando quiserem adquirir algum item na sua loja.

Vimos que a UX está diretamente relacionada à atração de clientes por meio de mecanismos de busca como o Google, à retenção de clientes habituados com a qualidade do seu site e ao aumento das vendas. Portanto, se você deseja ver o crescimento do seu negócio, o investimento na experiência do usuário certamente vai ajudá-lo a alcançar o sucesso.

E então, o que achou do nosso artigo? Já está preparado para avaliar se o seu e-commerce tem recursos agradáveis para os visitantes? Curtiu saber mais sobre a importância da experiência do usuário? Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro das nossas atualizações sobre marketing digital! Estamos no Facebook e no LinkedIn!

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