Por: Fábio Medeiros Em: 21 de junho de 2018 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

Investir em uma estratégia de marketing já se transformou em uma necessidade para os mais variados tipos de negócios. Já faz um tempo que o marketing digital passou a se tornar parte ativa deste pacote.

As maneiras em que os clientes consomem conteúdo e procuram por serviços mudaram radicalmente nos últimos anos e isto afetou também a área da saúde.

O Marketing Digital é somente para os médicos?

O chamado marketing médico digital amadureceu bastante nos últimos anos e engloba múltiplas estratégias e canais distintos.

Clínicas, laboratórios, médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas e demais profissionais da saúde são cada vez mais favorecidos por este tipo de abordagem, que varia de acordo com o trabalho de cada especialista.

Não é apenas para médicos, todos que trabalham na área podem investir em marketing digital.

Quais estratégias devo adotar?

Não existe um kit fechado de obrigatoriedades que todos devem seguir. O que existe, são diversos canais que podem ser usados para conseguir atingir o objetivo final.

Antes de definir qualquer estratégia, é realizado um estudo da demanda e analisado os objetivos do profissional. A construção de um website é bastante importante, servindo de cartão de visitas e agregador de todas as outras ações de conteúdo.

No caso de uma clínica, por exemplo, a sua identidade visual é essencial e guiará toda a comunicação. Em um segundo exemplo, um médico pode trabalhar com o YouTube,  redes sociais e por aí vai. Cada um com um objetivo específico.

Links patrocinados em sites de busca, como o AdWords do Google, são primordiais para fisgarem o cliente que está procurando por um serviço específico, um laboratório, por exemplo.

Já um blog seria útil para fornecer informações ao paciente que está passando por um tratamento difícil e gostaria de mais dicas, ou então está buscando por informações para decidir se fará ou não algum procedimento, como uma cirurgia plástica.

As redes sociais são excelentes para trabalharem o relacionamento entre profissionais da saúde e seus pacientes. Através delas é possível tirar dúvidas, informar, e realmente, ter uma conversa com cada um deles.

Outra possibilidade é a construção de um aplicativo que ofereça algo bacana em troca. Ginecologistas podem criar um aplicativo para monitorar a gravidez, funcionando como uma espécie de diário virtual que auxiliaria até mesmo nas consultas.

Uma clínica pode ter um app próprio para agendar horários e divulgar o corpo clínico, e por aí vai. As possibilidades, bem como os benefícios, são infinitas.

Benefícios para os pacientes e para os profissionais

É muito bacana quando há o interesse em solucionar o problema do cliente sem mencionar diretamente o hospital/profissional da área da saúde, sem ser focado em venda. Assim, há um resgate do que seria a motivação principal de profissionais desta área: cuidar do ser humano.

Um exemplo disso é o caso de nutricionistas que utilizam o Instagram para divulgar dicas de saúde e de alimentação saudável. Elas não estão diretamente vendendo as suas consultas, mas ao mesmo tempo em que auxiliam outras pessoas, acabam divulgando o seu nome e aumentando a procura por horários.

Este tipo de abordagem também é interessante para endossar o que o profissional está dizendo, criando uma credibilidade perante aos pacientes. A estratégia boca-a-boca sempre foi a preferida das pessoas para escolherem seus médicos e demais profissionais da saúde, mas com a correria do dia-a-dia, crescimento das cidades e aumento de informações disponíveis na internet, a tecnologia também se tornou um meio de endosso para estes profissionais.

Como começar a investir em marketing

Antes de tudo, é importante identificar quais são as necessidades dos seus pacientes. O que eles procuraram sobre? Se fossem diagnosticados hoje, o que procurariam saber? Conhecendo o paciente, entenderemos o tipo de conteúdo que ele precisa.

É necessário mais do que apenas entender de saúde, a empresa responsável pela gestão e estratégias de marketing digital para profissionais de saúde precisa ter sensibilidade sem deixar a parte estratégica de lado.

Você é um profissional da área da saúde? Já investe em marketing digital? Deixe nos comentários a sua experiência na área e como este tipo de estratégia contribuiu para o seu sucesso.

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