Por: Fábio Medeiros Em: 22 de agosto de 2017 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

Sabemos que a ideia de que as ações de marketing não podem ser mensuradas está totalmente ultrapassada. É cada vez mais importante que os profissionais avaliem o desempenho das campanhas em andamento para garantir o sucesso delas.

Se antes era preciso esperar uma ação acabar para identificar se ela trouxe resultados satisfatórios ou não, hoje o cenário é outro. Atualmente, qualquer estratégia pode ser aperfeiçoada a tempo para que o retorno sobre o investimento seja ainda mais positivo. Ou seja: é possível corrigir a rota quando necessário, para potencializar os resultados.

Contudo, muitos empresários ainda têm dúvidas sobre o que realmente deve ser avaliado. É importante ressaltar que, antes de sair medindo tudo, é preciso ter um planejamento bem estruturado, que defina os indicadores de resultado mais relevantes. Afinal de contas, nem tudo o que pode ser medido deve ser levado em consideração no momento de mensurar os resultados.

Por esse motivo, separamos neste post as principais métricas que devem fazer parte da sua checklist na hora de analisar a performance da sua campanha de marketing digital.

Custo de aquisição de clientes (CAC)

O CAC se refere ao custo de cada novo cliente para o seu negócio. Nesse caso, divide-se o valor do investimento necessário para a captação de clientes pelo número de novos clientes em um período de tempo.

Assim, todas as ações de marketing digital — como compra de mídia, aquisição de novas ferramentas, produção de conteúdo etc. — devem constar como investimento na aquisição de compradores para o seu negócio.

Vamos imaginar que, mensalmente, você invista R$ 1.000,00 e consiga atrair 10 novos clientes. Logo, o seu custo de aquisição é equivalente a R$ 100,00. Entender quanto custa cada cliente é importante até mesmo no momento de dimensionar a sua verba disponível para a captação.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Uma das métricas mais comuns é o cálculo do ROI, que é baseado em quanto cada real investido trouxe de lucro para o negócio. A fórmula para calcular o retorno sobre o investimento é o total das ações menos o custo total investido.

Com esse resultado, você otimiza a sua verba e evita gastos desnecessários. Ou seja, sabendo o ROI de cada ação é possível identificar quais estratégias estão trazendo maior retorno para maximizar o investimento e eliminar as ações que não geram o resultado esperado.

Número total de visitantes

Com as práticas trazidas pelo Inbound Marketing, o primeiro passo para investir na geração de leads é aumentar o tráfego do seu site ou blog. Dessa forma, o seu negócio ganha mais visibilidade e aumentam as chances de se relacionar com os consumidores até que eles se tornem clientes.

Sendo assim, um ótimo termômetro para identificar se a sua página está atraindo volume significativo de visitas é avaliar, por meio do Google Analytics, o número total de visitantes.

Ao constatar que o volume do tráfego está muito baixo, por exemplo, você pode investir em canais como o Google AdWords e o Facebook Ads, para estimular as pessoas a entrarem na sua página.

Taxa de conversão

Qualquer ação que o seu negócio considere importante que o consumidor faça pode ser nomeada como conversão — desde assinar a newsletter, baixar um e-book ou solicitar um orçamento, por exemplo.

Dando sequência à situação anterior, no caso da geração de leads, identificar a quantidade de contatos que estão sendo convertidos é fundamental. Afinal de contas, um número baixo de leads pode revelar muitas mudanças na sua estratégia.

Por isso, é de suma importância estar de olho na taxa de conversão para testar elementos como landing page, call to actions ou até mesmo outros materiais ricos, para entender como essa taxa se comporta diante de cada mudança.

Mas lembre-se de testar um componente por vez. Caso contrário, será impossível avaliar qual deles foi o responsável pelo resultado positivo.

Número de visitantes recorrentes

Saber quantas pessoas visitaram o seu site e decidiram retornar também é fantástico! É uma métrica muito valiosa, que pode sinalizar se a sua página está considerando os aspectos de navegação e usabilidade, entregando uma experiência positiva ao usuário.

Também pode revelar que o seu conteúdo está agradando ao seu público e, por isso, ele sempre retorna para acompanhá-lo.

Fontes de aquisição de tráfego

Outro indicador importante para ser avaliado no Analytics é a origem do tráfego do seu site. Assim, essa métrica mostra qual canal tem gerado maior volume de visitas.

Se você perceber que as redes sociais estão gerando mais resultados, por exemplo, poderá direcionar maiores esforços e aumentar o seu investimento nesses canais.

Relatório de palavras-chave

Ainda no Google Analytics, é possível visualizar os termos que deram origem às visitas. É uma oportunidade de saber quais palavras foram digitadas até chegar ao seu site, seja por meio dos links patrocinados, seja pelas táticas de SEO.

Esse é um excelente indicador para identificar se é preciso melhorar os seus anúncios no AdWords ou investir pesado na otimização do site no Google para aumentar a atração de tráfego orgânico.

Conteúdo compartilhado

Compartilhar um conteúdo significa que uma pessoa o considera relevante o suficiente para dividir com a sua rede de contatos. Isso conta muitos pontos, não só para a reputação da sua marca, como para a geração de negócios em longo prazo.

Por essa razão, fique de olho no número de compartilhamentos do seu conteúdo. Uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é por meio dos encurtadores de link, como o Bitly. Ao inserir nas legendas as URLs encurtadas, você pode acompanhar posteriormente quantas pessoas compartilharam o seu conteúdo.

Número de oportunidades geradas

Avaliar quantas oportunidades de venda de fato foram geradas a partir dos leads captados é muito importante. Assim, você terá condições de constatar se a nutrição desses leads está sendo realizada de maneira apropriada, de acordo com a sua jornada de compra.

Se a quantidade de oportunidades está abaixo do esperado, isso pode significar que o relacionamento com os potenciais clientes está deixando a desejar. É preciso rever, principalmente, as estratégias de e-mail marketing para garantir que os leads sejam preparados ao longo do caminho para se tornarem clientes.

Número total de vendas

Após a qualificação de leads, os potenciais clientes que estão mais próximos do estágio de compra são classificados como as oportunidades citadas no tópico anterior. A partir daí, o esforço do time de vendas deve ser avaliado cuidadosamente, pois depende do comercial a transformação desses leads em clientes fiéis do seu negócio.

Por isso, procure entender a quantidade de pessoas que se tornaram clientes a partir das oportunidades geradas pelo marketing. Assim, é possível saber quais aspectos devem ser modificados na equipe comercial para aumentar cada vez mais esse número.

A mensuração de resultados é essencial, inclusive para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Entretanto, avaliar o desempenho da sua campanha de marketing digital requer uma periodicidade regular.

Uma ótima solução para otimizar o tempo sem deixar de monitorar os seus resultados é contar com o apoio de especialistas no assunto. Por isso, recomendamos que você leia o nosso artigo sobre contratar agência de marketing digital.

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