Por: Fábio Medeiros Em: 7 de junho de 2018 Categoria: Mídias Sociais Comentários: 0

Não há como negar que desde a popularização das redes sociais, a relação entre as empresas e os consumidores está cada vez mais próxima. Um exemplo disso é o Instagram, utilizado pelas principais marcas do mundo não apenas para divulgar seus produtos ou ações, mas também para vender.

De acordo com a própria ferramenta, atualmente há mais de 500 milhões de contas ativas em todo o mundo, sendo 35 milhões dessas somente no Brasil, o que representa cerca de 7% do total. Por ser uma rede social de conteúdo visual, o Instagram funciona como uma espécie de vitrine na internet. Portanto, se o seu uso for correto e de forma inteligente, certamente potencializará o seu negócio.

Dito isso, veja a seguir quais são as práticas para que você consiga utilizar melhor o Instagram para vendas. Continue a leitura e confira!

Publique imagens de qualidade

Para começar, não poderíamos deixar de falar da importância em publicar imagens de qualidade. Lembre-se que o foco dessa rede social é exclusivamente visual, por isso, use e abuse de fotos bem produzidas.

Nesse aspecto, é fundamental que o perfil da sua empresa seja o mais atraente possível, de modo a cativar os consumidores a segui-lo. Pense bem: quais são os fatores que lhe fazem entrar em uma loja? Para muitos, a resposta seria a vitrine e a faixada.

No Instagram, tais fatores se resumiriam basicamente às imagens, por isso, se você deseja vender, é preciso primeiramente fazer com que as pessoas entrem e acompanhem suas atividades.

Fotos e imagens amadoras e sem o mínimo de cuidado não farão com que isso aconteça, disso não há a menor dúvida. Portanto, capriche na qualidade de suas publicações.

Utilize hashtags

Outra estratégia para atrair os consumidores e tornar sua empresa mais conhecida, é a utilização das hashtags. Essa prática pode ser uma excelente aliada para ajudar a alavancar suas vendas através do Instaram.

Entenda que o “símbolo do jogo da velha” atua como um hiperlink de rede: ao clicar sobre uma hashtag, você será direcionado para uma tela que apresenta todas as publicações que utilizaram o termo em questão, das mais recentes até as últimas.

Aqui, a ideia é pesquisar as hashtags que são relacionadas com seus produtos, empresa ou até mesmo público-alvo. Enfim, encontre as mais utilizadas pelo seu segmento e adicione-as na descrição das imagens ou no primeiro comentário do post.

Explore o Instagram Stories

Relativamente recente, o Instagram Stories é um recurso que já vem sendo usado de forma efetiva quando o assunto é vendas. Essa ferramenta é uma ótima maneira de anunciar seus produtos, fazer promoções e mostrar como é o dia a dia do seu negócio, por exemplo.

Assim sendo, explore bastante essa ferramenta, se possível todos os dias, já que as fotos ou vídeos publicados estarão disponíveis para os seus seguidores por apenas 24 horas.

Uma dica que pode lhe ajudar é checar o Stories das marcas que você que acompanha. Veja como elas utilizam desse meio para divulgar suas atividades, promoções etc.

Poste conteúdos relevantes

Tenha em mente que não será possível obter bons resultados no Instagram sem antes atrair e transformar os consumidores em seguidores: quanto maior for a sua “comunidade”, mais chances de venda você terá. É aí que entra a parte de conteúdos.

Ao postar imagens realmente relevantes, seu perfil se tornará ainda mais atrativo e naturalmente causará um maior envolvimento. No entanto, as publicações devem ser relacionadas aos interesses do seu público e ao seu nicho de atuação como um todo.

Por exemplo, se você vende produtos para bebês, publique imagens que contenham informações e dicas que possam ser de ajuda, nesse caso, para as mães, pois seriam elas o seu público-alvo.

Essa abordagem fará com que seu Instagram ganhe credibilidade, algo que se refletirá na sua marca. Assim sendo, aproveite o espaço para fornecer conteúdos pertinentes ao seu negócio, e não apenas para tentar vender.

Interaja com seu público

Tão importante quanto tudo o que já foi falado até aqui, está a interação com os seus seguidores: não se esqueça de que o Instagram é, sobretudo, uma ferramenta de comunicação!

Quando um seguidor fizer uma pergunta ou um comentário em qualquer uma de suas publicações, interaja com ele. Para exemplificar, curta um comentário positivo e agradeça o feedback, e no caso de observações negativas, procure esclarecer a situação demonstrando respeito e humildade, sempre.

Compreenda que interagir com os seguidores mostra que sua empresa se importa com eles, e que estará disponível e atenta para suas possíveis declarações. Considere isso como parte de um atendimento de qualidade.

Divulgue seu Instagram

Você provavelmente já deve ter visto aquelas publicações as quais mencionam um perfil do Instagram na descrição de um post, certo? Então, saiba que na verdade essa é uma excelente forma de divulgar sua marca.

A dica aqui é muito simples: procure por perfis que possam influenciar seus seguidores a conhecer, acompanhar e comprar seus produtos. Se você ainda não tinha utilizado dessa estratégia, comece agora mesmo.

Entre em contato com as páginas que tenham uma relação com o seu nicho e se informe qual seria o valor cobrado para apresentar o seu negócio. Teoricamente, as pessoas que estão seguindo esses perfis, também fazem parte do seu potencial público-alvo.

Otimize o perfil da sua empresa

Otimizar um perfil do Instagram significa, na prática, certificar que as informações mais relevantes da sua empresa estejam ali presentes. E-mail, website, telefone para contato e endereço são os dados que devem ser disponibilizados, para que seu público saiba onde te encontrar.

Do mesmo modo, é interessante que na biografia do seu perfil você explique de maneira breve o que é a sua empresa e o que ela faz.

Seguindo essas práticas, você verá que usar o Instagram para vendas se tornará uma rotina, que por sua vez contribuirá para o crescimento do seu negócio. Aproveite a popularidade dessa rede social e faça com que ela gere receita e aumente seus negócios. Mas caso você já tenha que lidar com muitos aspectos dentro do seu negócio, busque por ajuda profissional em marketing digital e veja como essa área pode ser útil para conquistar novos clientes.

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