Por: Daniel Grazioli Em: 6 de abril de 2017 Categoria: Marketing Digital Comentários: 0

O ano de 2017 promete ser excelente para os empresários que buscam investir em marketing digital. Embora a crise ainda faça parte do cenário nacional, as companhias estão empolgadas e dispostas a transformá-la em uma oportunidade para o crescimento de seus negócios.

Então, sem dúvidas, as empresas que estão em busca de melhores resultados, tanto em lojas virtuais quanto nas físicas, devem reservar recursos para a área.

Pensando nisso, selecionamos as 6 principais tendências de marketing digital que prometem bombar em 2017. Gostou? Então chega de conversa e vamos ao que realmente interessa!

Marketing de conteúdo

Em 2016, muitos empresários passaram a conhecer e almejar resultados alcançados com o marketing de conteúdo e, por conta disso, ele não poderia ficar de fora da nossa lista de tendências para 2017.

Segundo dados da pesquisa Content Trends 2016, empresas que investem nessa estratégia recebem 4 vezes mais visitas em seus sites e geram 5 vezes mais leads. Isso significa que, além de conquistar mais visibilidade, é possível ter um maior número de potenciais clientes.

Além disso, de acordo com o mesmo estudo, o marketing de conteúdo é 62% mais barato e 3 vezes mais efetivo do que as estratégias tradicionais. Demais, não é mesmo? Então, em 2017, não deixe de considerar essa tendência!

Search engine optimization (SEO)

Segundo especialistas, o SEO só tende a crescer e a ter mais evidência no mercado digital com o passar dos anos. Isso se deve às mudanças que o Google vem realizando, sempre buscando oferecer informações relevantes e de qualidade para seus usuários.

O SEO se faz presente na lista de tendências de marketing digital também pelos resultados que vem gerando para as empresas. De acordo com um levantamento feito pela Econsultancy/Adestra, 32% dos profissionais que investiram na estratégia classificaram o retorno do investimento em SEO como excelente.

Esse dado indica que destinar recursos ao SEO não configura um gasto, mas sim uma ótima aplicação, tendo em vista que o seu site estará bem posicionado nas ferramentas de busca e os potenciais clientes vão poder encontrá-lo facilmente.

E-mail marketing

Muitas pessoas afirmam que e-mail é algo do passado, ou que as empresas não devem investir nessa estratégia, pois ela não consegue mais gerar os mesmos resultados de antigamente.

Essas falas, porém, são totalmente enganosas. Veja algumas estatísticas que provam nossa afirmação!

  • Segundo dados da CampaignMonitor, o e-mail marketing é 40 vezes mais efetivo do que redes sociais (como, por exemplo, o Twitter e o Facebook) quando o assunto é aquisição de novos clientes.
  • Pesquisa realizada pela MarketingSherpa apontou que 72% dos usuários preferem receber promoções por e-mail do que via redes sociais.
  • De acordo com um levantamento realizado pela Btob Magazine, 59% dos profissionais de marketing B2B (business-to-business) consideram o e-mail o canal que mais gera receitas.
  • 70% dos usuários de e-mail afirmaram à ExactTarget que sempre acessam as mensagens enviadas pelas suas empresas favoritas.

Sabendo desses dados, você ainda concorda com quem diz que o e-mail marketing é algo do passado e não gera resultados? Esperamos que não! Comece, então, a dar bastante atenção para essa estratégia, pois ela continua sendo uma tendência de marketing digital para 2017.

Remarketing

O remarketing é um recurso criado pelo Google Adwords para que as propagandas geradas pela sua empresa sejam enviadas para os usuários que acessaram seus produtos ou serviços.

Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo: suponha que uma pessoa acesse o seu e-commerce em busca de uma prancha de surf.

Mesmo que ela tenha comprado o produto, o remarketing da sua marca enviará a ela anúncios dos mesmos produtos e também de mercadorias semelhantes, que possam lhe interessar, por meio de redes sociais, sites, blogs, fóruns, etc. 

Você já se deparou com o remarketing no Facebook, ou naquele site que costuma visitar diariamente, não é mesmo? São justamente esses os anúncios que foram tendência em 2016 e seguirão na lista em 2017, por conta dos excelentes resultados que vêm trazendo.

Redes sociais

É difícil encontrar pessoas que ainda não possuem perfis em redes sociais. E esse número, com o passar dos anos, tende a ficar ainda mais baixo, pois a maioria dos adeptos da internet estará presente nos principais canais de comunicação — como, por exemplo, o Facebook.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Jeffbullas indicou que 72% de todos os usuários na internet estão ativos nas mídias sociais. Ou seja: por meio delas é possível encontrar potenciais clientes e aumentar as vendas da empresa.

Portanto, é indispensável que, em 2017, sua empresa comece (ou continue) a investir nas redes sociais, pois, por meio de uma comunicação assertiva e efetiva, com certeza seu negócio tem tudo para alcançar os resultados almejados.

Mobile marketing

As estratégias de mobile marketing prometem ficar ainda mais importantes neste ano, pois os usuários estão cada vez mais acessando a internet a partir de dispositivos móveis.

O Google já fez suas mudanças e está dando prioridade no rankeamento para os sites que apresentam um design responsivo, ou seja, que se encaixe em qualquer tipo de aparelho — tablets, smartphones, notebooks, computadores, etc.

Além disso, um dado que mostra por que o mobile marketing não pode ficar de fora da lista é esse, divulgado pela Nielsen: o número de pessoas que usam o smartphone para ter acesso à internet continuou em crescimento no Brasil e chegou a 72,4 milhões.

Não foi erro de digitação: é exatamente isso que você leu. Mais de 70 milhões de pessoas utilizam seus smartphones para navegar pela internet e pesquisar, acessar redes sociais, participar de fóruns, etc.

Sabendo desses números, como deixar de investir em uma estratégia que só tende a crescer em nosso país? Então, se o objetivo da sua empresa é expandir-se e alcançar melhores resultados com o marketing digital, não deixe de investir nas estratégias apresentadas!

E aí, gostou de saber mais sobre as principais tendências de marketing digital? Acha que elas realmente são relevantes e importantes para este ano? Então descubra, agora, 5 razões para apostar no inbound marketing em 2017!

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