Por: Fábio Medeiros Em: 9 de maio de 2019 Categoria: Inbound Marketing Comentários: 0

Estima-se que, em 2019, alcançaremos a marca de 139 milhões brasileiros com acesso a internet. Neste mesmo ano, os usuários ativos em redes sociais chegarão a 122 milhões, sendo 90% deles com uma frequência diária de acesso. Mas, o que esses números tem a nos dizer?

É incontestável que estar presente na internet ajuda sua empresa a ter maior visibilidade no mercado, além da oportunidade de implementação de estratégias que visam nutrir leads ao mesmo tempo em que aumentam a credibilidade de sua marca.

Contudo, resultados concretos dependem tanto do gerenciamento e atualização de conteúdo de forma constante quanto da análise de dados que, muitas vezes, pode se tornar caótica e pouco eficiente devido ao alto volume de informações e múltiplos canais a serem monitorados. É por essa razão que surge a automação de marketing. Não sabe o que é isso? Então fique com a gente e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é automação de Marketing?

É o processo de utilizar softwares e tecnologia para automatizar tarefas de criação, execução, gestão, relacionamento e monitoramento de estratégias. Com a automação de marketing é possível simplificar tarefas manuais complexas que demandam muito tempo para serem executadas, permitindo que o profissional de marketing gaste seu tempo com demandas mais importantes do que aquelas constantes e repetitivas.

Qual seu impacto na estratégia de marketing digital?

A automação de marketing impacta positivamente na estratégia. Com tempo disponível para focar no que realmente interessa, é possível criar novas ideias de como atrair e conquistar clientes, além de desenvolver ações para reter a atenção de quem já faz parte da sua base com conteúdos relevantes.

Identificação de potenciais clientes, execução das ações e mensuração dos resultados em tempo real serão mais fáceis de serem realizados após a automação de marketing. Com soluções apropriadas você terá tempo de se dedicar ao seu cliente entregando o melhor conteúdo.

Quais os benefícios da automação de marketing?

Além da economia de tempo e incremento nos índices de produtividade e nutrição de leads com o material indicado, existem diversas outras vantagens que podem ser obtidas com essa técnica.

A automação de marketing possibilita dados mais controlados, visto que uma das funcionalidades básicas dos softwares é compilar informações e gerar relatórios de desempenho com elementos estratégicos para otimização de campanhas e criação de novas ações.

A redução de custos também é um dos benefícios entregues a partir da implantação da automação de marketing. Dados do Nucleus Research apontam que a produtividade de vendas aumenta em 14,5% com redução de 12,2% nas despesas de marketing.

CRM integrado

Existem disponíveis no mercado diversas ferramentas de automação de marketing que já possuem integração com o seu próprio CRM. Isso facilita o fluxo de informações sobre leads e resultados que estão sendo atingidos com as estratégias em andamento.

Com informações consolidadas e função de geração de relatórios é possível identificar em que estágio do funil o cliente se encontra e orientar ações e conteúdos personalizados.

Em um exemplo prático, se através do software de automação você viu que o lead Pedro preencheu formulário para baixar e-books e abriu os e-mails que foram enviados, talvez seja melhor entrar em contato e realizar uma abordagem mais direta.

Os dados históricos e em tempo real do CRM foram responsáveis por identificar e oferecer as ações mapeadas do cliente, permitindo que uma ação fosse tomada para a realização de um contato e possível negociação. Muito mais efetivo do que entregar uma lista de e-mails ou telefones para sua equipe de vendas e realizar a tentativa de contato utilizando a mesma abordagem com cada um deles.

Qualquer empresa pode realizar automação de marketing?

Independente do tamanho do negócio é possível obter resultados com o método de automação. Pequenas e médias empresas que não possuem um departamento de marketing estruturado podem utilizar as ferramentas como suporte para suas estratégias auxiliando e otimizando o trabalho de equipes enxutas. Também existem preços promocionais de softwares que disponibilizam apenas funcionalidades mais básicas, ideais para esse modelo de negócio.

Empresas de grande porte, além de terem softwares com uma vasta gama de funções, podem manter funcionários focados no atendimento de clientes e criação de ações que advêm dos resultados obtidos por meio da ferramenta.

Quais os softwares de automação disponíveis no mercado?

Dentre as principais empresas com softwares de automação estão:

  • Hubspot e RD Station: atualmente essas são as duas opções mais conhecidas e utilizadas no mercado brasileiro para automação de marketing. Ambas possuem uma plataforma completa que vai desde a criação de landing pages, passando por monitoramento em tempo real de mídias sociais, geração de relatórios até integração com sistemas CRMs próprios do cliente.
  • MailChimp: essa é uma ferramenta indicada para empresas que trabalham ou desejam trabalhar com e-mail marketing e newsletter. O MailChimp é a ferramenta de automação de envio de e-mails mais utilizada no mundo. Para pequenas empresas que possuem até 2.000 contatos em sua base, existe a vantagem do envio de até 12.000 emails de forma gratuita.
  • Sales AutoPilot: é uma ferramenta com foco em automação para vendas realizadas por meio de e-commerce. Se esse é o seu modelo de negócio, vale a pena dar uma olhada na ferramenta e ver em que ela pode te ajudar.

Para escolher a ferramenta ideal é necessário considerar as metas que se pretende alcançar e revisar sua estratégia de comunicação para fazer a escolha que mais auxilie a sua equipe de forma positiva durante o trabalho e, claro, atenda as suas expectativas.

A partir dessas dicas você poderá começar a usufruir dos benefícios da automação de marketing. Terá objetivos mais claros para sua empresa, uma estratégia de comunicação para marketing digital mais efetiva, otimização de custos e do tempo gasto em atividades repetitivas e monótonas, além de uma equipe muito mais motivada.

Ficou com alguma dúvida? Já usa ou está pensando em começar a utilizar alguma ferramenta desse tipo para automação de marketing? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades que podem ajudar você e a sua empresa a alcançar resultados cada vez melhores!

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