Por: Em: 10 de março de 2017 Categoria: E-commerce Comentários: 0

Sem dúvidas, o ambiente online oferece várias oportunidades para pequenas e médias empresas se destacarem. Não é à toa que muitos empreendedores já perceberam o potencial que o marketing digital representa para os negócios.

Mas, em muitos casos, antes de apostar efetivamente nessa estratégia, surge uma dúvida: qual a melhor tática, contratar uma agência de marketing digital ou um freelancer?

Para ajudá-lo a responder a essa pergunta, apresentamos abaixo as principais vantagens e desvantagens de cada modelo de trabalho. Assim, você poderá escolher o melhor método para terceirizar o marketing digital do seu negócio. Confira o nosso post de hoje!

Vantagens ao contratar uma agência de marketing digital

Expertise no mercado

Um dos principais benefícios em se tornar parceiro de uma agência é que ela sabe o que realmente funciona para o seu negócio. A expertise adquirida em diversos segmentos acrescenta a esse time de especialistas bastante know-how.

Sendo assim, as agências entendem quais são ações estratégicas no universo digital que são perfeitas para a sua empresa.

Ferramentas adequadas

Uma agência especializada em marketing digital dispõe de todos os recursos necessários para colocar a mão na massa e aplicar as ações. Ou seja, todas as ferramentas estão ao alcance dos profissionais para realizar um trabalho impecável.

Sabemos que, sem o apoio da tecnologia, boa parte das estratégias não é realizada com sucesso principalmente, quando o assunto é o Inbound Marketing.

Acesso a um serviço personalizado

Apesar de as agências atenderem várias contas, é possível ter um suporte totalmente personalizado ao contratar os seus serviços. Os especialistas são capazes de se adaptarem facilmente às particularidades do seu setor. Com isso, as chances de aumentar o seu retorno sobre o investimento só crescem.

Quando esses profissionais captam os detalhes do seu negócio, se torna ainda mais fácil atingir resultados positivos na internet. Afinal, quanto mais próximo da sua realidade a agência estiver, mais probabilidade ela tem de conquistar o coração do seu público-alvo e gerar negócios.

Preocupação com a reputação da empresa

Outro aspecto muito positivo de contratar agências é a responsabilidade que elas têm com o portfólio dos especialistas que integram o seu time.

Ou seja, além de prezar pela qualidade desses profissionais, se um deles sair, a empresa tem o compromisso de buscar por outro colaborador competente para repor a equipe. Ao contrário do que acontece com o freela, que se desistir do projeto, a substituição não acontece.

Desvantagens ao contratar uma agência de marketing digital

Métodos a serem seguidos

O que acontece é que existem alguns padrões nas agências desde o primeiro contato com o cliente. Diferentemente daquele cenário em que os empresários atuam sem métodos no marketing digital, na agência é bem diferente. A conversa inicial do atendimento com um novo cliente é pautada pela coleta do briefing.

Isso quer dizer que, no primeiro momento, os profissionais precisam coletar o máximo de informações possíveis para armazenar nesse documento. Em seguida, os especialistas em planejamento absorvem esses dados para pesquisar e criar estratégias eficazes para o seu negócio.

Muitas empresas não estão habituadas com essas metodologias, que são muito comuns nas agências de marketing digital.

Monitoramento das ações à distância

Pela praticidade ao delegar a responsabilidade no planejamento e aplicação das estratégias, é natural que o monitoramento aconteça de forma mais distante. Isso não quer dizer que não há a possibilidade de mensurar as ações, muito pelo contrário.

A avaliação dos resultados acontece periodicamente e, por isso, o seu negócio terá um controle mais equilibrado do marketing digital.

Conheça as vantagens em contratar um freelancer

Horário de atendimento mais flexível

Por se tratar de um profissional autônomo, o contato pode acontecer muitas vezes fora do horário comercial. A qualquer momento, o seu negócio poderá acionar esse especialista para tirar alguma dúvida ou resolver um problema.

Custo acessível

É muito comum encontrar profissionais das mais diversas áreas por um preço muito acessível. O volume de pessoas disponíveis em vários sites especializados impulsiona a concorrência e o preço se torna cada vez mais competitivo.

Por isso, contratar um freelancer é uma alternativa interessante para empresas com recursos mais limitados.

Mais liberdade para negociar pagamentos

Os profissionais independentes também são maleáveis quando o assunto é o prazo de pagamento. Sem precisar seguir regras rígidas, eles negociam com facilidade a maneira de receber pelos serviços prestados.

Desvantagens do trabalho de um freelancer

Controle mais limitado sobre os resultados

Diferentemente do compromisso vinculado entre a agência e uma empresa, os freelancers muitas vezes detêm o controle da situação. É comum encontrarmos empreendimentos que não possuem muitas informações sobre o que é feito e os resultados adquiridos.

Isso pode acontecer pelo fato de os profissionais se envolverem com vários projetos. No entanto, é possível agendar reuniões pela internet para alinhar alguns pontos e ter mais eficiência no aumento das vendas.

Informalidade

A principal desvantagem em contratar esse tipo de profissional é a informalidade. Muitos freelancers não emitem nota fiscal, e isso prejudica bastante a regularidade dos projetos. Além disso, a falta de compromisso é um grande problema enfrentado por quem contrata esse tipo de profissional. É muito comum encontrarmos freelancers que abandonam o projeto sem justificativa.

Isso compromete seriamente os resultados das ações, principalmente das estratégias de marketing digital, que necessitam de táticas integradas e contínuas. Por essa razão, contratar uma agência de marketing digital se mostra mais uma vez uma possibilidade interessante, já que o contrato garante mais segurança na execução das atividades.

Limitação do profissional envolvido

Ao contrário da agência, que apresenta um time completo de especialistas, o freelancer é um profissional, na maioria das vezes, operacional. Ou seja, são pessoas capazes de executar muito bem várias táticas. No entanto, têm dificuldades de planejar e criar estratégias eficazes.

Além disso, é muito difícil encontrar em um só profissional todas as competências que compõem uma equipe de especialistas de uma agência. Afinal de contas, uma combinação de talentos é fundamental para uma empresa ter sucesso com o marketing digital.

Falta de uma estrutura adequada

Sem dúvidas, uma agência reúne as ferramentas necessárias para executar com eficiência todas as estratégias no ambiente digital, diferentemente do que normalmente acontece com o profissional freelancer. A ausência dessa estrutura pode atrasar bastante o projeto.

Como escolher entre agência de marketing digital e freelancer

Falamos ao longo deste post sobre alguns aspectos básicos de cada modelo de terceirização. Para decidir qual é a melhor opção, é fundamental avaliar a situação atual do seu negócio. Se for possível montar um time interno dedicado ao marketing digital, por exemplo, contratar um freelancer pode ser interessante.

Mas se os resultados não são alcançados e fica complicado ter uma estrutura interna, a agência é a solução perfeita para o seu caso. Esse caminho é destinado para as empresas que pretendem investir para aumentar o seu ROI de maneira efetiva.

Por fim, é preciso entender quais são as necessidades do seu negócio no momento, pois cada empreendimento possui as suas particularidades. Buscar informações sobre os principais cases e o portfólio de cada prestador de serviço também pode ajudar bastante na sua decisão.

Se você optou pela alternativa de contratar uma agência de marketing digital, que tal começar a sua estratégia imediatamente? Então, não perca tempo: entre em contato conosco e entenda o que podemos fazer pelo seu negócio!

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