Por: admin Em: 15 de fevereiro de 2017 Categoria: E-commerce Comentários: 0

A estratégia de unir marketing e vendas deu origem a uma nova tendência no mundo corporativo: o smarketing (ou vendarketing). Apesar de ser um conceito novo, muitas empresas têm visto a sua importância e se questionado por que ainda não aplicaram isso à rotina corporativa.

No entanto, ainda é grande a dificuldade de certos gestores em fazer essa integração de forma efetiva. Por isso, no post de hoje, explicaremos mais sobre o conceito, falaremos das vantagens que o smarketing traz, os possíveis conflitos e como solucioná-los — além de ensinarmos como aplicar essa tendência no dia a dia.

Preparado para fazer a revolução na sua empresa e alcançar resultados mais satisfatórios? Continue a leitura!

O conceito de smarketing

O smarketing é uma palavra constituída pela junção de dois vocábulos em inglês (sales e marketing). É o mesmo conceito de vendarketing (vendas e marketing) e consiste na união dos dois departamentos dentro de uma empresa.

Sabe-se que marketing e vendas são setores opostos, que muitas vezes não conversam entre si. Por isso, o smarketing surgiu no mercado. A ideia é reunir ambas as equipes, já que o objetivo delas é o mesmo: gerar receita para o negócio. Ou seja, é preciso desenvolver um trabalho de integração para que todos vejam que o grupo é responsável pelo sucesso de um processo.

O embate entre vendas e marketing

Segundo a Hubspot, referência em inbound marketing, muitas empresas não enxergavam sentido na equação vendas + marketing = resultados de sucesso. O fato é corroborado pelo que vemos no dia a dia das corporações.

Geralmente, esses setores trabalham separados e existe uma certa rivalidade entre eles, tanto que uma pesquisa aponta para os termos negativos utilizados por esses profissionais para se referirem uns aos outros. O estudo revela que eles acreditavam que o trabalho desenvolvido pelo setor do qual não faziam parte era menos importante.

Enquanto o marketing fica responsável pela parte estratégica, a área de vendas tem a tarefa de comercializar os produtos e serviços. Ou seja, se uma ação não culminasse no resultado esperado, os setores se culpavam. Isso se refletia na empresa, já que ela tinha uma oposição interna que não trazia nada de positivo.

O smarketing nasceu justamente para criar a consciência em ambas as áreas de que elas precisam trabalhar juntas. Apesar de exercerem trabalhos distintos, o público atendido é o mesmo.

A integração: como colocar o smarketing em prática

Bom, o primeiro passo é reunir os times de vendas e marketing. A ideia inicial é que eles troquem ideias e exponham o que acham que pode ser melhorado.

A comunicação é essencial para que eles passem a enxergar o trabalho do outro como importante. Feito isso, estabeleça um calendário de reuniões para que os resultados sejam apresentados. Invista também em um software de comunicação para que os setores estejam em contato sempre.

Nessas reuniões, estabeleça os objetivos e os resultados que precisam ser alcançados. Portanto, incentive o grupo a criar um checklist de metas misto.

A seguir, você verá algumas dicas de como tornar esse processo de integração mais simples!

Conhecimento compartilhado

A principal preocupação do marketing é reter e fidelizar clientes, enquanto o setor de vendas precisa gerar a conversão desses consumidores. Para que a união entre as equipes funcione de maneira efetiva, o primeiro passo é o cruzamento de dados.

Mas como isso pode ser feito? Simples, sistemas como CRM e ERP são essenciais nessa fase de implementação. Como eles terão informações de ambas as áreas, os profissionais de cada setor terão um conhecimento mais amplo sobre o que está acontecendo e pode ser melhorado.

Implementação do SLA

Depois que a integração entre os setores estiver bem fundamentada, chega a hora de estabelecer as funções de cada um. Para isso, é preciso criar o SLA (Service Level Agreement ou acordo de nível de serviço). É ele quem garantirá que todas as etapas de um planejamento serão executadas e que ambos precisam atingir os objetivos para que o resultado positivo apareça. 

Compartilhamento de resultados

Para motivar a equipe, é preciso compartilhar os resultados obtidos. Mostre como o smarketing tem sido positivo para a empresa. A valorização pode ser por meio de bônus salariais ou outro incentivo. As pessoas tendem a ser impulsionadas pela vitória. Logo, nada melhor do que tornar público o desenvolvimento obtido pela equipe.

Métricas claras

Os números são mais comuns na rotina do grupo de vendas. No entanto, isso não deve ser um fator restritivo. O marketing precisa e deve trabalhar com métricas.

A ideia do smarketing é que os objetivos estejam claros, logo, números servem de embasamento. Por isso, acompanhar o retorno financeiro é essencial para identificar os pontos que podem ser aprimorados. Defina os indicadores-chave de performance que mais se adequem ao seu negócio e você terá como emitir relatórios.

As vantagens de unir marketing e vendas

Depois de entender como colocar em prática o smarketing, chegou a hora de conhecer as vantagens que essa integração pode trazer para a sua empresa. Confira a seguir algumas delas:

Análises mais precisas

Como dissemos, a equipe precisa de métricas claras para identificar os pontos que precisam ser melhorados. Com a integração entre setores, uma das vantagens conquistadas é a análise mais precisa. Isso porque os grupos com conhecimentos heterogêneos conseguem extrair mais insights dos dados disponíveis.

Crescimento de vendas

A Hubspot também ressaltou que as empresas que integram os times de marketing e vendas podem apresentar crescimento de até 20% na receita. Os times alinhados conseguem descobrir com mais facilidade como convencer um cliente a adquirir determinado produto ou serviço, o que consequentemente aumenta o lucro.

Maior proximidade do cliente

Como falamos, o alinhamento dos times ajuda a descobrir maneiras diferentes de convencê-lo a comprar. O smarketing ainda auxilia no processo de fidelização desse consumidor, já que a comunicação é mais fluida e a possibilidade de gerar valor para ele é maior.

Como você pôde conferir, integrar setores deve ser uma tarefa de toda empresa que deseja alcançar resultados mais satisfatórios, independentemente do porte do negócio. Além disso, ao criar um ambiente de trabalho mais harmonioso, fica mais fácil reter talentos e aperfeiçoar as suas práticas de negociação.

Depois de ver que unir marketing e vendas é essencial e que o smarketing é uma tendência forte e que promete permanecer por anos, conte para nós: você ainda tem dúvidas sobre o processo? Ele já está em fase de implementação na sua empresa? Deixe o seu comentário no post!

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